ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

TV Senado mostra como estão os transplantes de fígado no Brasil

23 de JULHO de 2021

O panorama do transplante de fígado no Brasil será o tema do programa Cidadania, que a TV Senado leva ao ar no próximo dia 28, às 20h30. No programa será exibida a entrevista com o médico e professor Vinicius Rocha Santos, do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Hospital Regional de São José dos Campos, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).

Dr. Vinicius fala sobre os principais problemas que afetam o fígado, suas causas e consequências, além de discorrer sobre as situações em que é necessário o transplante. Ele explica que o Brasil é o país que mais realiza essas cirurgias no sistema público. Nos últimos três anos, só em transplantes de fígado foram feitos cerca de 2 mil por ano, dos quais aproximadamente 700 no Estado de São Paulo. São cirurgias de alta complexidade, realizadas pelo SUS.

Em abril, Dr. Vinicius foi o palestrante de uma das Sessões Científicas Luiz Venere Décourt promovidas pelo ISG, programação semanal para atualização e troca de experiências entre profissionais da saúde, uma das ações do Instituto em seu programa de Ensino e Pesquisa.

Na ocasião, ele mostrou que, mesmo na pandemia, os transplantes de fígado aconteceram quase que normalmente no país, graças aos rígidos protocolos de segurança dos hospitais. Ele enfatizou também a importância da relação com as famílias de doadores e com os pacientes que estão na fila de espera por um órgão.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS