ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Homenagem a paciente marca mais uma captação de órgãos realizada no HRR

16 de JULHO de 2021

Por Mônica Bockor

Doadora foi uma menina de 12 anos, que sofreu morte encefálica devido a um AVC hemorrágico

Perfilados no corredor de acesso ao Centro Cirúrgico, colaboradores do Hospital Regional de Registro (HRR) prestaram homenagem à paciente que possibilitou a terceira captação de órgãos para transplante na Unidade. Na chamada caminhada do respeito, o silêncio foi quebrado por uma salva de palmas à doadora, uma menina de 12 anos que teve morte encefálica devido a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
A cirurgia para remoção dos órgãos foi realizada na tarde de quarta-feira, 14 de julho, pela equipe do Hospital das Clínicas de São Paulo. Foi possível a doação dos rins, fígado, pâncreas e córneas. A paciente da Ilha Comprida chegou ao HRR no sábado, 10/07, depois de sofrer um desmaio. Segundo a médica da UTI Pediátrica, Dra. Manuella Amaral Faria, a suspeita é de que a hemorragia cerebral tenha sido causada pela ruptura de um aneurisma. 
Com o diagnóstico de morte encefálica confirmado, o HRR realizou a entrevista com a família, que consentiu a doação dos órgãos. Todo o processo foi conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRR, que acionou a Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas (FMUSP-HC).
“Eu nunca perguntei à minha filha se ela queria doar os órgãos, mas eu sempre tive esse desejo. É uma forma de salvar outras pessoas”, revela a mãe da paciente. “A minha filha sempre foi saudável, nunca teve sequer dor de cabeça. Ela não teve uma segunda chance, mas agora outras crianças e adultos terão essa chance através dela. É um sentimento de amor, doar os órgãos é doar amor”. 

Clique aqui para assistir ao vídeo da Caminhada do Respeito. 

Profissionais aguardam a chegada da paciente no Centro Cirúrgico

Salva de palmas em homenagem à doadora





ÚLTIMAS NOTÍCIAS