ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

HDT inicia oficialmente participação no projeto ‘Paciente Seguro’

16 de JULHO de 2021

Por Igor Guimarães


Em Goiás, o HDT foi uma das três unidades públicas de saúde selecionadas para participar do projeto Paciente Seguro. Essa iniciativa tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos para segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 estados do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O termo de compromisso foi assinado no dia 15 de julho, com a presença de facilitadoras do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.

 

A prestação do cuidado por profissionais da área da saúde pode ocasionar danos aos pacientes. Embora na  maioria das vezes não sejam intencionais, podem acarretar prejuízos físicos, emocionais, sociais e até fatais. Nos hospitais brasileiros, acredita-se que cerca de 67% dos danos que ocorrem podem ser evitados. Assim, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde, procura minimizar esses riscos trabalhando com ações para efetivar a segurança do paciente nos serviços realizados pelo SUS.

Com esse intuito, o projeto Paciente Seguro tem como objetivo melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 estados do Brasil, com base no PNSP. Em Goiás, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Aaud (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), foi uma das três unidades públicas de saúde selecionadas para participar do projeto. 

Como ação inicial de participação, a unidade recebeu, no dia 15 de julho, a visita de enfermeiras do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, que vieram ao HDT para dar início à efetiva presença da unidade no projeto. Na ocasião, o diretor geral do hospital, Bruno Almeida, assinou o termo de compromisso e as facilitadoras do Hospital Moinhos de Vento, enfermeiras Kamyla Vieira e Vanessa Mantovani, cumpriram agenda de avaliação in loco com as equipes assistenciais, compartilhando sua expertise para a implantação efetiva de protocolos sobre segurança do paciente.

Para a enfermeira Vanessa Mantovani, uma das facilitadoras do projeto, a intenção da visita foi avaliar o status do HDT em relação às questões que envolvem as práticas de segurança do paciente e, apoiar os colaboradores da unidade no processo de melhoria contínua de ações acerca do assunto. “Um dos intuitos de nossa visita é dar início ao processo de consolidação do HDT no desenvolvimento da metodologia do modelo de melhoria, de forma a disseminar, sistematicamente, com o apoio de melhores práticas e ferramentas, a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente”, pontuou.

Para o diretor geral da unidade, Bruno Almeida, a participação do HDT no projeto irá auxiliar na consolidação do hospital como referência em segurança do paciente. “Historicamente o HDT sempre se preocupou e investiu em ações relacionadas à segurança do paciente. Nossa unidade tem atuado de maneira incessante para aplicar as melhores e mais indicadas práticas. Vamos aproveitar essa experiência tão enriquecedora com membros do Hospital Moinhos de Vento para fortalecer ainda mais nossas equipes, processos e condutas”, finalizou o diretor.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS