QUEM SOMOS


O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é uma organização civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão promover saúde com espírito público e eficiência do privado. Fundado em 13 de julho de 2000 em Salvador, Bahia, foi reconhecido como de utilidade pública municipal e estadual e qualificado como Organização Social de Saúde. Referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva, é um dos pioneiros no tratamento humanizado em ambiente hospitalar.

Por acreditar na educação como base para a promoção de saúde de qualidade, o Instituto desenvolve uma série de ações nas áreas de Ensino e Pesquisa, Laboratório de Treinamento e Simulação em Saúde. Iniciou em 2012 o processo de expansão pelo território nacional e, em apenas três anos, conseguiu se credenciar para atuar com gestão e consultoria em saúde nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Paraíba, Santa Catarina, Tocantins ​, Espírito Santo​ e São Paulo, além da Bahia. Está qualificado nos municípios de São Paulo, Barueri e Campinas, e em processo de qualificação nos estados de Mato Grosso e Pará.

Você sabe o que é uma Organização Social de Saúde?

Regidas pela Lei 9.637, as Organizações Sociais de Saúde (OSS) são associações civis sem fins lucrativos responsáveis pelo gerenciamento de serviços de saúde em todo o país, em parceria com secretarias municipais e estaduais de saúde. Não são propriedade de nenhum indivíduo ou grupo e estão orientadas diretamente para o atendimento do interesse público. O Estado exerce sobre elas um controle estratégico e demanda resultados necessários ao atingimento dos objetivos das políticas públicas. O contrato de gestão é o instrumento que regula as ações das OSS. Você pode conferir os contratos de gestão entre o ISG e suas unidades aqui na área de Transparência do nosso site.

O ISG é associado ao Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), entidade nacional representativa das OSS e de instituições filantrópicas do terceiro setor. Saiba mais aqui: www.ibross.org.br

Acompanhe aqui as notícias sobre a atuação das OSS no Brasil.