ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Fernando Henrique Cardoso celebra os 20 anos do modelo de OSs

29 de MAIO de 2018

Por Verônica Richardelli

O Diretor-presidente do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Dr. André Guanaes, superintendentes, conselheiros e demais integrantes do instituto estiveram presentes no evento “20 anos de parceria – OS é solução” nesta segunda-feira, 28. O encontro, que celebrou o aniversário de 20 anos do modelo de Organizações Sociais no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-ministro da Justiça José Gregório e do Secretário de Estado de Saúde de Goiás, Leonardo Villella. O evento reuniu um público de mais de 500 pessoas entre gestores de OSs e importantes representantes das áreas de saúde, cultura, ciência e tecnologia, dentre eles, o presidente e o vice-presidente da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura, Luis Sobral e Clóvis Carvalho, e o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Marcio Santos.  

Já na abertura, Fernando Henrique Cardoso apresentou a conferência magna sobre “A reforma do Estado: 20 anos do modelo de OS”, abordando todo o processo de modernização e criação do modelo. Para ele, as OSs são o futuro, a nova realidade que, assim como toda mudança de paradigma, gera incompreensão e resistência inicial. “Em certos momentos da história, as transformações se aceleram. É difícil as pessoas entenderem do que se trata e, desta forma, as oposições aumentam. Isso é um atraso. É preciso convencer, mostrar resultados. Assim, a realidade vai se impor pouco a pouco”. 

Durante o evento, foram apresentadas histórias de sucesso que evidenciaram a eficiência, transparência, celeridade e parceria de organizações sociais com o modelo público. No âmbito da saúde, entre os cases das OSs associadas ao Ibross, um dos destaques foi o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. Após o início da gestão ISG, a unidade saiu da iminente interdição à acreditação e recebeu prêmio do Ministério da Saúde por ser o primeiro hospital do Brasil em humanização. Dr. André Guanaes ressalta que “é preciso difundir as boas práticas e as vantagens da gestão por OSs dando credibilidade às organizações verdadeiramente compromissadas em aprimorar, ampliar e fortalecer o SUS. São diversos cases que evidenciam o sucesso do modelo, instrumento para a promoção de saúde digna para a população que precisa e merece”. 

O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), do qual o ISG é associado, em parceria com a Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc), e contou com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da FGV Saúde. 


O Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Dr. André Guanaes no evento "20 anos de parceria - OS é solução". 

Fernando Henrique Cardoso durante apresentação da conferência “A reforma do Estado: 20 anos do modelo de OS”. 

José Gregório, ex-ministro da Justiça, foi um dos debatedores na mesa “20 anos de OS”.

 

Mais de 500 pessoas, entre gestores de OS e importantes representantes das áreas de saúde, cultura, ciência e tecnologia, lotaram o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. 



ÚLTIMAS NOTÍCIAS