Round Humanizado no CTI do HEAL permite participação da família no tratamento do paciente

16 de MAIO de 2018

Por Olenka Lasevitch


As equipes do CTI do Hospital Estadual Azevedo Lima vêm adotando o round humanizado, que consiste na presença dos parentes de pacientes internados na unidade durante o momento em que a equipe discute os aspectos que envolvem a internação. “Essa é uma conduta que alia a humanização com a transparência e ajuda os familiares a desmistificarem a caixa preta do CTI”, avalia o coordenador médico do setor, Dr. Felipe Ribeiro. A presença de familiares no round do CTI é um procedimento ainda em experiência no Brasil. Segundo Dr. Felipe, nem todas as famílias serão convidadas para o processo. É importante que o paciente concorde e que a participação se limite a quatro famílias, sendo uma de cada unidade do CTI e uma da UPO.  

A primeira experiência foi com a família de um paciente em estado terminal, que, com a participação no round, pôde compreender que não existia na medicina recursos para reverter a situação do familiar e também teve minimizado o sofrimento da perda. A outra experiência tem sido com a família de um paciente lúcido,  que participa do processo de cuidado e entende que mesmo com a escassez de recursos o paciente tem atendimento médico de qualidade.    

As enfermeiras supervisoras do CTI, Lilian Cabral Chabu, Tereza Cristina Sarges e Priscila Nascimento, aprovam a iniciativa. “Qualquer familiar tem anseios e medos e nem sempre entende o que ocorre no tratamento. Com a participação no round eles se sentem mais acolhidos e nós, mais próximos da família”, afirma Lilian. Tereza garante que a família passa a fazer parte do tratamento do paciente, “o que é muito importante, porque são os familiares que realmente conhecem aquele paciente”. Para Priscila, o round com o familiar está sendo um diferencial no CTI. “É uma novidade para todos nós, que passamos a conhecer a história daquela pessoa, e também para o familiar, que passa a ter um olhar diferente sobre a dinâmica do CTI”.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS