HRSJC será primeiro hospital público do Estado de SP no uso da metodologia DRG

12 de MARÇO de 2018

 Por Olenka Lasevitch

Pioneirismo. Esta é a melhor expressão para a mais nova unidade do Instituto Sócrates Guanaes -  o Hospital Regional de São José dos Campos, em São Paulo, cujas instalações serão inauguradas no final do mês de março sob a gestão assistencial do ISG.

Além de ser o primeiro contrato de parceria público-privada do estado de São Paulo, o Hospital Regional de São José dos Campos será o primeiro hospital público do Estado a utilizar a metodologia de gestão de dados Diagnosis Related Groups – DRG. Trata-se de tecnologia inovadora para aprimoramento operacional dos serviços hospitalares e de toda a cadeia da saúde. O DRG é uma ferramenta integrada de gestão clínica, desenvolvido na Universidade de Yale (EUA). O sistema contribui para a implementação de uma cultura de controle de desperdício, efetividade do desfecho clinico e alta hospitalar ainda mais segura. A metodologia tem como base informações coletadas a partir da internação de mais de cinco milhões de pacientes em hospitais de todo o Brasil. 

No Hospital de São José dos Campos a ferramenta será implantada em até dez meses e deverá ser utilizada por toda a equipe de gestores do hospital. O treinamento para uso da DRG já teve início, na primeira semana de março, e será dado em diversas etapas pela MK Saúde. A primeira etapa do treinamento aconteceu esta semana em São Paulo, com a presença de cerca de 20 gestores, incluindo os Superintendentes do ISG, André Guanaes e Terêncio Costa, o Superintendente do hospital, Ernesto Stangueti, diretores, coordenadores e assessores. 

Entre outros temas, o curso abordou casos clínicos, uso da ferramenta, exportação de dados, atendimento ao cliente, codificação, parametrização e relatórios.

 Segundo o Fundador e Superintendente Técnico-Científico do ISG, Dr.André Guanaes, “a implantação do DRG é uma oportunidade tanto para o hospital, que irá dispor de uma ferramenta de gestão e qualidade utilizada em grandes instituições do Brasil e do mundo, facilitando imensamente o dia a dia, quanto para os colaboradores que utilizarem a ferramenta, pois o domínio do DRG é um diferencial no setor de saúde no Brasil. É uma oportunidade única que a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo disponibiliza, em mais um avanço para eficiência e transparência".





ÚLTIMAS NOTÍCIAS