Dia da Mulher: Nesta data especial, o ISG tem um motivo a mais para comemorar e se orgulhar

08 de MARÇO de 2018

Por Olenka Lasevitch e Verônica Richardelli


Há cerca de um século, a luta das mulheres por melhores condições econômicas, sociais e políticas ganhou um marco: o Dia Internacional da Mulher, cuja celebração acontece na maioria dos países do mundo em 8 de março. Nesta data, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) tem um motivo a mais para comemorar e se orgulhar. Elas correspondem a cerca de 80% da força de trabalho em todas as unidades geridas pelo instituto: Hospital Estadual Azevedo Lima (RJ), Hospital Regional Jorge Rossman (SP), Hospital de Doenças Tropicais e CEAP-SOL (GO). E no Hospital Regional de São José dos Campos, onde o ISG iniciou a gestão da área assistencial em dezembro, das 31 contratações até o momento, 25 são mulheres. São as companheiras que, com muita garra e ternura, cuidam e salvam vidas.

 

Para comemorar a data, o HDT promove hoje em seu auditório uma palestra com o tema Saúde da Mulher”, que abordará temas como prevenção de doenças, sexualidade e comportamento. Haverá ainda a Tarde da Beleza", com maquiadoras profissionais. No CEAP-SOL elas poderão participar de um bate-papo sobre “Sexualidade e Saúde da Mulher na Atualidade”, com a psicóloga Rose Karla. Assuntos como empoderamento feminino e dicas de autocuidado serão abordados de uma forma dinâmica. Já no Azevedo Lima, as mulheres receberam no horário do lanche um bombom com uma mensagem em homenagem à data. 


 

O ISG se orgulha da sua força de trabalho majoritariamente feminina:


"Na área da saúde somos maioria, na sociedade somos maioria, a nossa luta no dia a dia é pela igualdade dos nossos direitos. Minha satisfação pessoal é perceber que no ISG eu sou tratada com equidade em relação aos meus outros colegas de trabalho, independente do sexo. Desejo a todas nós mulheres, um dia simplesmente perfeito!" 

Francielle Marinho - Supervisora de Recrutamento e Seleção – HDT

"Sou enfermeira e me sinto honrada em fazer parte da construção desse novo projeto, representando um grupo formado por mulheres, em sua maioria, oferecendo o melhor atendimento para a população e salvando vidas".

Sylvia Diegues - Diretora de Apoio Assistencial - Hospital Regional de São José dos Campos

“Trabalho em um universo masculino, mas tenho todo o apoio e ajuda dos meus colegas de profissão, os homens! Para as colegas mulheres, desejo felicidade e paz e que a gente trabalhe sempre com amor e dedicação. Trabalhar com saúde é trabalhar com pessoas que hoje precisam. Desejo saúde para continuarmos a caminhada!”


 

Daniele Cruz – Maqueira – HEAL


"Um dos maiores desafios para a mulher no campo profissional vai além da remuneração. Trabalhar em saúde significa cuidar, tarefa muitas vezes simbolizada pelas mulheres. Cuidamos de nossas casas, de nossos filhos, de nossos esposos e necessitamos também ser acolhidas, compreendidas e respeitadas para com toda a amplitude voltar o cuidado para o paciente"

Rose Karla - Supervisora de Recrutamento e Seleção Treinamento e Desenvolvimento - CEAP-SOL.

"É importante lembrar da mulher todos os dias e prestar um atendimento de primeira sempre. A mulher tem mais sensibilidade de entender o que o paciente precisa com rapidez e maior cuidado. É muito bom poder ajudar e vê-los satisfeitos!".

Elisabete Ramos - Auxiliar Administrativa da Recepção  - Hospital Regional Jorge Rossmann


 

Até a década de 1970, este dia era comemorado em diferentes datas nos mais diversos países, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 8 de março como O Dia Internacional da Mulher em todo o mundo tendo como objetivo lembrar as conquistas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas. O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX. Mas a data não tem o objetivo apenas de comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual em um esforço pelo fim do preconceito, da violência, pela valorização da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.

 

O ISG parabeniza todas as mulheres nesta data especial e agradece às colaboradoras que fizeram e fazem parte da nossa história.         

                                                                                                                                                                       




ÚLTIMAS NOTÍCIAS