Integração para salvar vidas!

04 de MARÇO de 2018

Quando uma orquestra começa a tocar e a harmonia dos sons dos instrumentos cria aquele belíssimo arranjo, todos nós ficamos encantados. Como podem tantos musicistas, com habilidades e atribuições diferentes, se unirem para criar algo tão incrível?

Se trouxermos essa mesma alusão à rotina de uma unidade de saúde, poderemos facilmente perceber que ela se encaixa perfeitamente. Um hospital de grande porte possui diversas áreas de atuação, onde cada papel executado reflete diretamente na qualidade da assistência prestada ao paciente.

Ciente da importância desta interação entre as diferentes áreas, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) tem buscado promover em suas unidades de saúde ações que as integrem cada vez mais. No Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto em Goiânia, pode-se perceber facilmente inúmeros casos de sucesso dessa integração.

A equipe administrativa da unidade, guiada pela diretoria geral tem participado de maneira recorrente de todos os assuntos que envolvem o dia a dia do hospital, principalmente àqueles ligados à área técnica. O corpo administrativo assumiu de maneira clara o papel de apoiador da assistência, e tal fato, tem contribuído para a criação efetiva de um cenário harmônico entre todos os membros das equipes.

Na tarde da última quinta-feira,  01 de março de 2018, uma reunião realizada entre a equipe administrativa, de qualidade e representantes da área técnica, evidenciou essa máxima. Com a pauta destinada a tratar os assuntos ligados ao processo de melhoria contínua, a reunião efetivou mais uma vez que a integração entre as diferentes áreas em busca de melhorias para a prestação eficiente e qualificada da assistência ao paciente tem surtido efeito.

Segundo a diretora geral da unidade, Aline Oliveira, estes momentos têm evidenciado muito mais que uma prática de gestão: “Integrar administrativos e técnicos é muito mais que uma forma de gerir uma equipe de saúde. Temos obtido homogeneidade nos processos, e em decorrência disto, a celeridade na conclusão dos mesmos, bem como o êxito em cada um deles, proporcionam de maneira prática e efetiva uma saúde de mais qualidade aos nossos pacientes”, disse.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS