Programa “Prevenir para Vida”, do HDT, recebe doação de leite em pó

05 de JANEIRO de 2018

Por Bastidores

Na última sexta-feira (29 de dezembro), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia, recebeu cerca de 370 kgs de leite em pó do grupo de voluntários “Natal de Famílias", que foram entregues ao setor de Psicologia do hospital, responsável pelo programa “Prevenir para a Vida”, que tem como objetivo a diminuição da taxa de transmissão vertical do HIV. Este é o décimo ano consecutivo que a unidade recebe a doação.

O leite em pó é essencial para o perfil dos pacientes do HDT, já pode substituir, em casos em que há a necessidade, o leite materno, evitando que as mães portadoras do vírus amamentem seus filhos e, assim, diminuindo a taxa de transmissão de HIV vertical, como explica a psicóloga do projeto, Aline Carvalho. “Além de auxiliar na diminuição da taxa de transmissão vertical, conseguimos resgatar com frequência o tratamento da própria mãe, portadora do HIV, que, muitas vezes, não está tratando e vem ao hospital apenas para buscar o leite em pó, mas utilizamos da oportunidade para identificarmos e fazê-la aderir aos cuidados”.

Além da doação de leite em pó, os voluntários visitaram o hospital na véspera de Natal, 24 de dezembro, para distribuição de presentes, além de animarem a noite com música, carinho e atenção com aqueles que passaram o feriado internados. "O grupo Natal de Famílias surgiu da necessidade de buscar um novo sentido para essa data. Acreditamos que essa é melhor forma de lembrar o verdadeiro aniversariante do Natal: ajudando a quem precisa”, comentou a infectologista do HDT, Luciana Pineli, que também é participante do grupo de voluntários, que desde 2007 realiza a ação social na unidade.





ÚLTIMAS NOTÍCIAS