2º Encontro do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: A Vida é maior que a AIDS!

12 de DEZEMBRO de 2017

Por Suyanne Dias

Com o intuito de promover uma maior reflexão sobre a disseminação do vírus HIV e promover uma discussão da realidade vivida pelos portadores, o Condomínio Solidariedade, instituição destinada à assistência ao portador da infecção pelo HIV/AIDS no Estado de Goiás, e o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), organização social gestora da unidade, promoveram no último dia 01 de Dezembro – data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à AIDS – o 2º Encontro do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

O evento contou com programação em dois momentos distintos: no período da manhã, a palestra “Expectativa de vida do portador. Senescência do vivendo”, foi ministrada pela Diretora Técnica da unidade, Dra. Analzira Nobre. Além disso, contamos com a presença da Superintendente de Política de Atenção Integral a Saúde (SPAIS), Dr. Evanilde Fernandes da Costa, representando o Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela e o Lançamento do Boletim Epidemiológico pela Coordenadora Geral de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento DST/AIDS, Milca de Freitas Queiroz Prado.

Em parceria com as empresas AACW Festas Decor e Free Mesas Locações, que gentilmente auxiliaram com a decoração e estrutura, o encontro reuniu representantes de vários Grupos e Instituições ligadas à causa da AIDS no Estado. São elas: Grupo pela Vidda, Grupo AAVE, a Rede Cidadãs Positivas, a Rede de Jovens Vivendo com AIDS, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, a Pastoral da AIDS e a Igreja Íris. Ainda contou com a participação do Espetáculo Divas, que encerrou a programação de forma alegre e descontraída.

No período noturno, aconteceu o espetáculo teatral “Esta dor só dói em mim?”, realizado no Espaço Sonhus, a partir das 19:30 hs. A peça, que seguiu os moldes do típico teatro de máscaras da Grécia Antiga, teve como intuito promover uma reflexão sobre a disseminação do vírus, o impacto do diagnóstico e a possibilidade da qualidade de vida para os portadores do vírus HIV com a adesão ao tratamento.

Com texto adaptado por Tetê Caetano, Direção do ator Rômulo Vaz, supervisão de Adriana Brito, figurino de Criatto Fantasias e Athelier Claudio Livas, máscaras de Pedro Bittencourt, participação da Cantora e Guitarrista Ingrid Lobo, a encenação contou com um elenco formado por militantes da causa e colaboradores do Condomínio Solidariedade.

Veja abaixo as fotos:





ÚLTIMAS NOTÍCIAS