HDT comemora Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional com série de palestras

11 de OUTUBRO de 2017

Com o objetivo de homenagear e enaltecer o trabalho da sua equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), realizou na última segunda-feira (9 de outubro), no auditório da unidade, uma série de palestras em comemoração ao dia dedicado a esses profissionais, que é celebrado oficialmente em todo Brasil no dia 13 de outubro (sexta-feira). A programação foi organizada pela equipe do setor de Reabilitação e contou com a participação de profissionais de vários setores do hospital.

A solenidade de abertura foi realizada pela coordenadora de Reabilitação da unidade, Fernanda Lelis; pela tutora de Fisioterapia, Viviane Guimarães; e pelo diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) do HDT/HAA, o médico João Alves. Durante o evento foram realizadas oito palestras ministradas por profissionais do HDT/HAA e de outras instituições, com temas abrangendo a vivência profissional dos palestrantes.

Na ministração “Terapia Ocupacional na reabilitação precoce”, proferida pela terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Camila Melhado, ela destacou a importância de envolver paciente e família no processo de reabilitação, bem como o objetivo da intervenção precoce. “A demora do paciente para iniciar o tratamento terapêutico ocupacional pode levá-lo a ter sérias consequências como deformidades, trazendo dificuldades concretas no dia-a-dia do indivíduo, impedindo-o de adquirir, por exemplo, um grau de independência para o desenvolvimento das atividades de vida diária e prática”, afirmou.

Entre as outras sete palestras, houve a ministração com tema “Prevenção de Queimaduras”, realizada pela fisioterapeuta e também vereadora de Goiânia, Cristina Afonso, que esclareceu sobre os vários tipos de queimaduras.

Ainda durante o evento houve integração da equipe multidisciplinar, sorteio de brindes e emissão de certificados. Segundo o diretor do DEP, João Alves, o evento vai ao encontro do objetivo do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), gestor do HDT/HAA, que visa valorizar e capacitar os seus colaboradores. “É gratificante a promoção de troca de experiências, principalmente entre esses profissionais que tanto contribuem com a busca pelo atendimento de qualidade no HDT/HAA, que já é considerado de referência na rede pública da Saúde, em Goiás e no Brasil”, salientou o diretor.  Inclusive o HDT/HAA,  recebe estudantes do curso de Fisioterapia, entre outros,  das faculdades conveniadas, para estágio curricular. Atualmente, a unidade está com 21 residentes na equipe multidisciplinar.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS