HDT/HAA realiza nova manutenção de Filtros Hepa

10 de OUTUBRO de 2017

Com o compromisso de promover saúde com qualidade e eficiência, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) - Organização Social responsável pela gestão do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) -, tem a constante preocupação de zelar pela manutenção das condições assépticas para garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde dos colaboradores e pacientes. Por isso, o setor de Manutenção da unidade segue rigoroso cronograma de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de filtros Hepa instalados na ala B do hospital, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Centro Cirúrgico, Sala de Reanimação e Sala de Indução de Escarro. O filtro Hepa, utiliza uma tecnologia de separação de partículas capaz de interceptar a maioria dos microrganismos presentes no ar, eliminando até 99,9% das impurezas infecciosas, o que os torna os mais adequados para ambientes farmacêuticos e hospitalares. 

De acordo com o coordenador da Manutenção, Pedro Cunha, a aplicação de sistemas de filtro nesses ambientes do hospital representa uma melhora significativa na qualidade do ar. “Esse trabalho é feito periodicamente e é muito importante porque proporciona a filtragem e renovação do ar impuro no ambiente, diminuindo de maneira dignificativa os ricos de contaminação de colaboradores e acompanhantes”, salientou o coordenador. A diretora geral do HDT/HAA, Aline Oliveira, ressalta a importância do cuidado com a assepsia. “Essa medida contribui diretamente para a saúde dos pacientes, bem como dos nossos profissionais de saúde, o que resulta na redução das infecções em nossa unidade”, pontuou.

Importância - De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil registra cerca de 50 mil óbitos anuais causados por infecções.  E na tentativa de reduzir esse número, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou a norma 7256, que indica parâmetros para o tratamento de ar nas unidades  assistenciais de saúde.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS