ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Transparência e eficiência: HRLN automatiza 100% dos processos de compras

17 de MARÇO de 2021

Por Thaís Almeida


Medida visa ampliar a assertividade no conceito de Compliance dentro da unidade


Uma unidade de saúde de média e alta complexidade, como o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gera uma demanda de suprimentos e insumos muito grande para que a assistência ao paciente seja a melhor possível e a manutenção de toda estrutura física esteja sempre em dia (um prédio com 25.000m² de construção, 6 pavimentos e heliponto).

Buscando otimizar ainda mais o processo de aquisição desses materiais, o Setor de Compras do HRLN iniciou a automatização total dos seus procedimentos, ou seja, a partir desta semana 100% dos processos de compra serão feitos por meio do Sistema Soul MV (software de Gestão Hospitalar). “Agora, todos setores do Hospital terão que solicitar os materiais digitalmente, dentro do MV, e os compradores irão colocar essa demanda em uma plataforma virtual nacional. Antes usávamos esse sistema para compra de itens estocáveis e a partir desta semana esse fluxo também contemplará itens não estocáveis, como Engenharia, Administrativo, etc. Assim de maneira simplificada vamos encontrar fornecedores e prazos mais adequados - dando mais transparência (que gera eficiência em futuras auditorias) e qualidade a toda cadeia de compras do HRLN”, explicou Natália Fernandes, Coordenadora de Suprimentos.

“Todos os pedidos solicitados para o setor de Compras deverá seguir o novo fluxo padronizado, com isso iniciaremos a implantação do paperless na unidade (vamos diminuir o uso do papel já que antes os processos eram entregues fisicamente, em folhas de sulfite, para o setor de Compras). Também vamos reduzir a hora/homem gasta com este trabalho e ganharemos rastreabilidade de todo o processo”, comentou Daniela Machado, Compradora do HRLN.

O novo processo foi apresentado para todos os coordenadores do Hospital Regional do Litoral Norte durante reunião de Diretoria Ampliada realizada na última terça-feira, dia 17. Na ocasião, a equipe do Compras expôs o novo manual de compras, lembrando que além de todos os benefícios, tal ferramenta segue um dos principais valores do Instituto Sócrates Guanaes: de promover saúde pública com qualidade e ao melhor custo-benefício.

As áreas que ainda tiverem dúvida de como proceder diante do novo fluxo de compras devem entrar em contato com o setor de Suprimentos pelo ramal: 1512.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS