ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

HRR sedia curso da AMIB sobre ventilação mecânica em UTI

10 de MARÇO de 2021

Por Mônica Bockor

Médicos especialistas da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) estiveram no HRR no sábado e domingo, dias 6 e 7/03, para realizar o curso VENUTI, sobre ventilação mecânica em UTI.  A Dra. Carolina Maciel Cezarini e o Dr. Marcelo Moock ministraram o curso para médicos e fisioterapeutas da Unidade.
Promovido pela AMIB, o treinamento fornece os fundamentos do suporte ventilatório artificial, revisa as técnicas ventilatórias a serem aplicadas nos principais cenários clínicos e apresenta as mais recentes evidências científicas que servem para nortear o tratamento da insuficiência respiratória aguda. Trata-se de um curso de imersão de 20 horas, composto por aulas teóricas e práticas, com demonstrações em aparelhos de ventilação mecânica e simuladores
A programação aborda a fisiologia respiratória aplicada a VM - MM, modos básicos, monitorização e complicações em ventilação mecânica, assincronia, monitorização da mecânica ventilatória, VM nas doenças obstrutivas, SARA (Síndrome da Angústia Respiratória Aguda), VM em situações especiais, MRM (manobra de recrutamento máximo) e Prona. Ao final do curso, os participantes realizaram prova antes de receber o certificado. 
O médico emergencista do HRR, Dr. Nelson Serrano, disse que a abordagem utilizada foi bastante proveitosa. “O curso foi muito bom, o conteúdo muito bem apresentado pelos médicos da AMIB, principalmente nesse momento de pandemia foi de grande ganho para a equipe de médicos e fisioterapeutas da UTI”, afirmou. 
“Eu e a equipe de fisioterapia tivemos a oportunidade de participar do curso da AMIB, um curso de ótima qualidade, muito reconhecido. Diante do cenário de pandemia, é super importante estarmos preparados para atender da melhor forma os pacientes com Covid. Os professores estão de parabéns por todo o conhecimento transmitido”, destaca a fisioterapeuta do HRR, Tamiris Renata Pedroso dos Santos.








ÚLTIMAS NOTÍCIAS