ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Respeito e acolhimento: Sala de mamografia do HRLN ganha pintura em homenagem às mulheres

08 de MARÇO de 2021

Por Thaís Almeida


Inauguração do novo ambiente da Mamografia ocorreu no Dia Internacional das Mulheres, simbolizando um presente para todas as pacientes da unidade


Fazer o exame de mamografia é um momento que gera em algumas mulheres desconforto, ansiedade e por vezes até medo. Para modificar esse cenário, acolher e humanizar, o Hospital Regional do Litoral Norte inaugurou nesta segunda-feira, dia 08 de março, uma pintura artística na sala de mamografia – iniciativa da Comissão de Humanização.

“Convidamos um artista plástico local para fazer uma pintura na sala de mamografia em homenagem às mulheres. Ter um ambiente apropriado para recebê-las é muito importante, muitas mulheres ainda têm medo desse exame. E ter uma ambiência preparada e acolhedora pode tornar tudo melhor”, explicou Ana Lígia, enfermeira supervisora da Internação e coordenadora da Comissão de Humanização do HRLN.

A pintura na sala de mamografia foi feita no último final de semana pelo artista plástico Murilo Lavado, morador de São Sebastião. A obra de arte traz o desenho da silhueta de uma mulher, usando técnicas de pontilhismo, com as cores da Campanha do Outubro Rosa, com objetivo de incentivar o autocuidado e o amor próprio.

Segundo a Comissão de Humanização do HRLN, outras salas de exames do SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) em breve também receberão pinturas de artistas locais para tornar a unidade cada vez mais próxima da população caiçara e com ambientes ainda mais agradáveis para os pacientes.

Mamografia

O aparelho de mamografia do HRLN, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes, é totalmente digital e com função articulada, ou seja, permite girar em 180º, possibilitando que pessoas com movimentos limitados, como cadeirantes e mulheres em situação de maca consigam fazer o exame. A mamografia tem como função principal detectar o câncer de mama ainda em fase inicial, para garantir o tratamento de forma precoce. Assim, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

Mesmo com atendimentos voltados para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o HRLN inaugurou o mamógrafo em setembro de 2020 e desde então já realizou mais de 640 exames para toda a região do Litoral Norte.

Além da mamografia, a unidade oferece também os seguintes exames:  ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia. Para que os pacientes possam realizar os exames no HRLN, primeiramente os municípios precisam realizar o agendamento via CROSS (Central de Ofertas e Serviços de Saúde do Estado de SP).




ÚLTIMAS NOTÍCIAS