ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Educação Continuada implanta metodologia construtivista

19 de FEVEREIRO de 2021

2021 começou com tudo para a Educação Continuada. Além dos treinamentos online como forma de otimizar o aprendizado, o HRSJC adotou, a partir de fevereiro, a Metodologia Ativa de aprendizagem, voltada para a construção do conhecimento a partir da participação direta das equipes.

Com o objetivo de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizado, a Metodologia Ativa é uma técnica moderna de ensino construtivista para aprimorar a educação. Nessa linha de ensino, serão implantados o Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes e o Problem Based Learning (PBL), que significa ‘aprendizagem baseada em problemas’. O TBL é uma metodologia ativa com abordagem colaborativa, que se utiliza de uma estratégia de ensino focada no estudante, promovendo a autonomia e proatividade. Já o PBL aposta na construção de conhecimento por meio de um trabalho longo de investigação que responda a uma pergunta complexa, um problema ou desafio.

“O que muda é a forma de como o conhecimento vai chegar às pessoas. Agora, o colaborador será o sujeito do aprendizado, fortalecendo seu papel diante dos temas abordados. Nosso objetivo é desenvolver pessoas dentro da instituição, mostrando uma possibilidade mais atrativa de conhecimento, de forma lúdica e construtivista, sem comprometer o cumprimento das demandas da unidade”, explicou Abner Aguiar, coordenador da Educação Continuada.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS