ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Sorria: Toda emoção importa!

04 de FEVEREIRO de 2021

Por Olenka Lasevitch

Durante o mês de janeiro, quando se desenvolvem ações por todo o Brasil com foco na saúde mental, os setores de Psicologia e Serviço Social do Azevedo Lima organizaram o projeto ‘Sorria: porque toda emoção importa’, que consistiu no desenvolvimento de atividades nos próprios setores de trabalho dos colaboradores do Hospital. Segundo a Responsável Técnica da Psicologia, Ediléa Oliveira, o objetivo é trabalhar as questões da necessidade de prevenção relativas à saúde mental e às emoções, mais afetadas no último ano devido à pandemia do novo coronavírus, que trouxe maior sofrimento psíquico e emocional aos profissionais de saúde. 

O trabalho teve como base uma série de emojis e músicas representando as emoções, por meio dos quais foram desenvolvidas dinâmicas para que as pessoas pudessem falar sobre os sentimentos despertados por cada melodia e cada carinha. ‘Por que sorria, toda emoção importa? Porque as pessoas sempre colocam fotos sorrindo, mas nem sempre estão se sentindo assim. Ou seja, nem sempre estamos alegres, mas todas as emoções são importantes, porque elas sempre têm dois lados: o negativo e o positivo, que tanto podem nos prejudicar quanto nos proteger”, explica Ediléa, lembrando que as dinâmicas têm sido recebidas de bom grado pelas equipes. ‘Estamos tentando contemplar todas as equipes de todos os plantões, que também estão nos acolhendo no momento das abordagens. Eles verbalizam as emoções e praticamente tudo o que a gente trabalha remete ao que foi o ano passado. Eles se sentem confortáveis e acolhidos’. 

Para Cleide Cruz, do Serviço Social, ‘Estamos vindo de um ano muito atípico, que mexeu com as nossas emoções em todos os aspectos. Esse foi um projeto pensado para compreendermos como está a saúde mental dos colaboradores do Azevedo Lima, sobretudo os que atuam na linha de frente e despertar o bem-estar através das emoções, proporcionando uma pausa dentro da jornada de trabalho para escuta, reflexão e expressão das emoções. É importante ter esse olhar e buscar o equilíbrio, pois todas as emoções importam e tanto podem ser de aspecto positivo, quanto negativo. Nossos profissionais são cuidadores, mas também precisam ser cuidados. Sem eles a engrenagem do Azevedo Lima não funcionaria!’




ÚLTIMAS NOTÍCIAS