ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

HDT capacita médicos para uso de máquina de fototerapia

14 de JANEIRO de 2021

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), está capacitando alguns médicos e residentes de dermatologia da unidade para o uso e manutenção da máquina de fototerapia que o HDT recebeu por meio de doação no fim do ano passado.

O aparelho é utilizado para o tratamento de diversas doenças dermatológicas, como a psoríase, dermatite atópica, linfoma cutâneo, esclerodermia e principalmente vitiligo, sendo considerado como primeira escolha em vários consensos de tratamento nacionais e internacionais de algumas dessas patologias.

A dermatologista da unidade, Dra Mayra Ianhez, explica que a fototerapia é um tratamento, que pode ser realizado em crianças e adultos, e utiliza radiação ultravioleta B de banda estreita nos tecidos biológicos. “Atualmente, existia apenas uma máquina de fototerapia disponível para a saúde pública em Goiás, no Hospital das Clínicas. Agora, a máquina também estará disponível no HDT. Os pacientes com patologias cutâneas que são encaminhados para o hospital, serão avaliados pelos dermatologistas da unidade que analisarão se há ou não indicação para o tratamento com a máquina”. 


Por: Igor Guimarães 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS