ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Janeiro Branco: Diálogo de Segurança promove mais um momento de reflexão no HRLN

13 de JANEIRO de 2021

Por Thaís Almeida


Inspirado no “Outubro Rosa”, a campanha do “Janeiro Branco” surgiu em 2014 por ideia de psicólogos, com objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental

 

O que você vê quando olha em um espelho? Consegue refletir sobre suas qualidades e pontos de melhorias? Sente compaixão e é compreensível com suas características? Para trazer para os colaboradores e terceiros do Hospital Regional do Litoral Norte reflexões como essas, o Diálogo Semanal de Segurança do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da unidade promoveu a dinâmica do espelho nesta quarta-feira, dia 13/01.

A dinâmica foi realizada pela psicóloga Valéria Oliveira (coordenadora do Serviço Psicossocial), que durante todo este mês está participando do DSS para levar dicas de saúde emocional, com o objetivo de divulgar a campanha do Janeiro Branco no hospital.

“Durante a roda de conversa do DSS, um espelho passou de mão em mão (seguindo os protocolos de higiene) para que os participantes pudessem ter esse momento de reflexão, e mentalizassem seus sentimentos e emoções. Lembramos que é um exercício diário nos enxergar e enxergar o próximo com compreensão e empatia, buscando sempre o melhor de cada um. Outro ponto trabalhado foi como influenciamos a saúde mental e emocional dos nossos colegas de trabalho, familiares e amigos. E foi proposto também que cada um faça suas reflexões e busque ajuda quando precisar”, explicou Valéria.

No decorrer do Diálogo, alguns participantes expuseram ações do dia a dia que utilizam para cuidar da saúde emocional e ouviram as dicas da psicóloga. “Morando aqui no Litoral aprendi a contemplar mais o belo, vendo a natureza, o céu, o mar, a serra, e assim consigo pensar mais sobre minhas emoções”, comentou um dos participantes, que foi encorajado pela psicóloga a prosseguir com tais momentos de autocuidado.

Janeiro Branco

O objetivo da campanha Janeiro Branco é a promoção e proteção da saúde mental. No Hospital Regional do Litoral Norte o tema foi abraçado pelo SESMT para poder atingir tantos colaboradores do Instituto Sócrates Guanaes quanto de empresas terceiras, que participam do DSS.

“Semanalmente já realizamos o DSS para levar dicas de saúde e segurança para terceiros da manutenção, higienização, restaurante e também para nossos colaboradores. Com o Janeiro Branco, vimos a oportunidade e levar esse assunto que é tão importante e ainda é novo para muitas pessoas”, explicou a técnica de Segurança Elaine Martins, salientando que a segurança de todo o ambiente hospitalar passa pela premissa de trabalhadores saudáveis e com qualidade de vida.

Na próxima semana, encerrando a ação do Janeiro Branco no DSS, um vídeo será apresentado para os participantes, abordando o tema e conscientizando ainda mais as equipes.

Com a iniciativa, o Hospital Regional do Litoral Norte incentiva o bem-estar dos colaboradores e terceiros, seguindo um dos valores do Instituto Sócrates Guanaes: de cuidar de quem cuida




ÚLTIMAS NOTÍCIAS