ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Estagiários de medicina apresentam trabalhos com criatividade e interação

27 de NOVEMBRO de 2020

Por Olenka Lasevitch

Ao longo desta semana, os estagiários de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), que estiveram conosco desde outubro, atuando nos setores de Emergência, Unidade de terapia Intensiva Adulto e Complexo materno-infantil, apresentaram seus trabalhos de conclusão, com muita criatividade e interação com as equipes multiprofissionais, deixando uma grande contribuição para todos. 

Em um dos trabalhos foram trazidos professores da UFF e manequins para uma aula sobre sequência de intubação rápida. Outro apresentou uma atividade relacionada ao ritmo de massagem cardíaca em PCR, com música representando o ritmo da compressão cardíaca. Também foi apresentado um trabalho com cateteres de inserção em artérias para registro e monitoramento de pressão arterial média em pacientes graves, com apresentação em Datashow e simulação. Outros temas abordaram a aplicação de um eletrocardiograma com bastante conversa e troca de experiências, dor e analgesia no paciente grave sedado com foco na melhora da assistência, ressuscitação e o exame inicial da gestante. 

Para a enfermeira supervisora do NEP, Katia Magalhães, os trabalhos foram lúdicos, construtivos e capacitantes para ambos os lados. ‘Apesar de simples, com apresentações de até 40 minutos, pudemos perceber que o nosso processo de educação permanente foi seguido pelos acadêmicos, que demonstraram os processos do aprender em meio do fazer. Ao fim, todos ganharam!’




ÚLTIMAS NOTÍCIAS