ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Ações de prevenção ao câncer de próstata movimentam HRLN

19 de NOVEMBRO de 2020

Por Thaís Almeida

Muitos preconceitos, tabus e hábitos culturais fazem com que alguns homens deixem de lado o cuidado com a sua própria saúde e não realizem os exames preventivos do câncer de próstata – o toque e o PSA. Para conscientizar as suas equipes da importância dessas ações, o Hospital Regional do Litoral Norte promoveu nesta semana dois momentos de orientação.

O primeiro ocorreu nesta terça-feira, dia 17, quando o urologista Dr. Gustavo Alvim ministrou uma palestra no auditório da unidade para colaboradores e terceiros.

“A gente sabe que o homem tem um pouco de receio de se cuidar, e o mês de novembro é justamente para dar esse incentivo.  É necessário que todos entendam a importância de se ir ao urologista, não apenas se estiver com sintomas, pois quando há sintomas o câncer ou qualquer outra doença pode já estar em fase avançada. O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em 90% as chances de cura. E a realização do exame de toque junto com o PSA faz elevar em 95% a chance de se ter um diagnóstico mais preciso – os dois são exames fundamentais e precisam ser feitos”, lembrou o médico, que ainda explicou que a realização de tais exames deve ser feita anualmente por homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (a raça negra, a obesidade e o histórico familiar de parentes de primeiro grau), e a partir de 50 anos para população geral. 

“Achei interessante a palestra, porque acaba tirando dúvidas da gente, tira alguns preconceitos que nós temos em mente, e aprendemos as informações corretas. Para mim foi bem produtivo, mesmo tendo 40 anos e ainda não tendo feito os exames preventivos”, comentou Edgard Oliveira, Supervisor de Patrimônio do HRLN.

Além da palestra, o enfermeiro Marcelo Santos, coordenador do Bloco Emergencial da unidade, participou do Diálogo de Segurança do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), na manhã desta quinta-feira (dia 19), para orientar e tirar dúvidas sobre a saúde do homem para colaboradores e terceiros. 

Todas essas iniciativas fazem parte da cultura do Instituto Sócrates Guanaes, de cuidar de quem cuida, oferecendo apoio para o bem-estar  de suas equipes.










ÚLTIMAS NOTÍCIAS