ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Unidades ISG desenvolvem ações em prol do Dia da Prematuridade

19 de NOVEMBRO de 2020

Por Olenka Lasevitch

No dia 17 de novembro, quando se homenageia mundialmente o Dia da Prematuridade, também conhecido como Novembro Roxo, os Hospitais Estaduais Jorge Rossmann, em Itanhaém, e Azevedo Lima, em Niterói, unidades geridas pelo ISG que dispõem de Maternidade e UTI Neonatal, organizaram atividades para discutir as questões que levam ao parto antecipado. Segundo dados do Ministério da Saúde, 11,7% dos partos realizados no Brasil são prematuros, sendo essa a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo.

No Azevedo Lima, uma série de palestras ministradas pelos próprios profissionais reuniu a equipe multiprofissional que atua na unidade Neonatal, abordando temas como ‘Métodos Humanizados na Neonatal e Indicadores’ e ‘Dinâmica dos Sentidos’, por meio da qual foram simulados os estímulos pelos quais os prematuros passam. Ainda durante o evento, a enfermeira Kleide Fernandes emocionou a todos com o seu relato de experiência como mãe de um bebê prematuro, o que a motivou a trabalhar com os bebês que nascem antes do tempo.

No Hospital Regional de Itanhaém, foi organizado um encontro descontraído entre as mães dos bebês internados na UTI Neonatal e os profissionais que os atendem, seguido de um café da tarde. O objetivo foi demonstrar toda a capacitação e humanização das equipes que estão trabalhando duro para ajudar os bebezinhos em luta pela vida. Durante o encontro foram apresentados relatos de mães de bebês que tiveram alta como forma de motivação. 

Nas duas unidades as fachadas foram iluminadas de roxo em homenagem à data.


Em Itanhaém equipe da UTI Neonatal promove encontro com pais dos bebês prematuros

No Azevedo Lima, palestra e dinâmica para as equipes responsáveis pelo cuidado aos bebês prematuros

Fachada do Azevedo Lima iluminada de roxo em homenagem ao Dia Mundial da Prematuridade




ÚLTIMAS NOTÍCIAS