ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Mãos à vida no Covid-19: medalha homenageia profissionais da saúde em SJC

05 de NOVEMBRO de 2020

Por Danyelle Fuad


Nesta quinta-feira (05), uma atitude nobre homenageou os profissionais da UTI do Hospital Regional de São José dos Campos ‘Dr. Rubens Savastano’ (HRSJC), da linha de frente no tratamento do Covid-19. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e lideranças receberam uma medalha como forma de reconhecimento pela dedicação em cuidar e salvar vidas diante da pandemia. Essa ação faz parte do projeto ‘Hand Medal’ (Medalha de Mão), realizado mundialmente. “Ficamos emocionadas com essa linda homenagem, após 9 meses de muito empenho, dedicação e aprendizado, prestando uma assistência de qualidade e segura aos pacientes”, disseram as enfermeiras Cheila Carvalho, coordenadora da UTI, e Juliane Almeida, supervisora.

No Brasil, foram confeccionadas 2.100 medalhas, nos estados de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso. Na capital paulista, a joalheira Márcia Cirne Lima produziu as medalhas de cobre e destinou 50 aos profissionais do HRSJC, entregues pelo coordenador médico da UTI, Dr. Marcelo Moock. Um trecho da carta enviada aos profissionais emocionou a todos: “Vocês arriscaram suas vidas, trabalhando horas a fio e deixando de estar com suas famílias. Ofereceram suas mãos para curar os mais necessitados e nossas medalhas ou palavras jamais serão suficientes para agradecer. O trabalho das nossas mãos honram o trabalho das suas”.

A iniciativa colaborativa foi idealizada pelas artistas Iris Eichenberg, de origem alemã, residente nos Estados Unidos, e Jimena Ríos, argentina. O movimento está sendo realizado em 66 países, envolvendo joalheiros, artistas e estudantes voluntários com o propósito de homenagear os profissionais que estão cuidando e salvando vidas com as próprias mãos. 










ÚLTIMAS NOTÍCIAS