ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Outubro Rosa: criatividade e consciência em homenagem ao mês da saúde da mulher

21 de OUTUBRO de 2020

Por Olenka Lasevitch

As unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) promoveram ações em comemoração ao Outubro Rosa, movimento motivador de campanhas voltadas para alertar sobre a importância da prevenção e do cuidado à saúde da mulher, sobretudo à prevenção ao câncer de mama. As ações tiveram o apoio da direção e colaboradores dos escritórios corporativos do ISG em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Em homenagem à data, foram organizadas ações como iluminação das fachadas em rosa, distribuição de lacinhos, campanha para uso de vestimentas cor de rosa em apoio à causa, além de cartazes e telas de fundo de computador com mensagens sobre o tema.

Atividades especiais também tiveram destaque em homenagem ao Outubro Rosa, como a visita da ginecologista Dra. Rosane Silva pelos setores do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, explicando a importância da prevenção da doença e da realização da mamografia. Atividade similar está prevista para encerrar as ações do Outubro Rosa no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José dos Campos, quando a mastologista Dra. Caroline Garcia fará o “Bate-papo Rosa” para tirar dúvidas que, anteriormente, foram depositadas pelas colaboradoras em uma urna. Em Caraguatatuba, uma roda de conversa reuniu colaboradoras e lideranças do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) em um bate-papo sobre mamografia e câncer de mama, que contou ainda com o depoimento de uma funcionária que venceu o câncer de mama. Em Itanhaém, colaboradores formaram um coração na frente do hospital em apoio à campanha e um grupo de enfermeiras e técnicas, orientadas pelo setor de Educação Permanente, circularam nos setores explicando sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

No Azevedo Lima, equipes de enfermagem da Maternidade promoveram um alerta especial e, por iniciativa própria, usaram uma camisa personalizada enquanto davam orientações para as pacientes sobre a importância da amamentação na prevenção do câncer de mama.

Outras atividades como espaço para relaxamento e reflexão, sorteio de brindes,  mensagens de incentivo à prevenção e autocuidado, apresentações musicais, distribuição de panfletos, mesa com alimentos saudáveis, palestras, decoração especial da recepção central, painel com as mãos dos colaboradores e marcação gratuita de exames de mamografia foram organizados em unidades como Azevedo Lima, Hospitais Regionais de São José dos Campos, Litoral Norte, Registro, Itanhaém, CEAP-Sol e AMEs de São José dos Campos e de Pariquera-Açu.

‘A dor, o preconceito e o tabu da mamografia ou qualquer exame são coisas muito pequenas perto do nosso direito de viver’. (Ana Maria Figueira, colaboradora do HRLN que venceu um câncer de mama).


Escritório ISG em São Paulo ornamentado em homenagem ao Outubro Rosa


No escritório corporativo de São Paulo, diretores do ISG apoiam a campanha...

... assim como toda a equipe!

Azevedo Lima organiza palestra sobre prevenção para colaboradoras

Colaboradoras vestem rosa no AME de Pariquera-Açu

No Hospital Regional de São José dos Campos colaboradores posam vestidos de rosa diante da fachada

Painel de mãos em Itanhaém para homenagear a data

Recepção central do AME de São José dos Campos ornamentada em homenagem ao Outubro Rosa

Em Caraguatatuba, até o refeitório do Hospital Regional do Litoral Norte foi ornamentado em homenagem ao mês do cuidado com a saúde da mulher

Em Registro, música nos corredores para animar o Outubro Rosa

Equipe do escritório de Salvador veste rosa

Colaborador Carlos, do escritório regional do Rio de Janeiro, faz sua homenagem

Em Goiás, equipe do CEAP-Sol mobilizada

E o Hospital de Doenças Tropicais, também em Goiás, em peso veste rosa contra o câncer de mama




ÚLTIMAS NOTÍCIAS