ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

HDT celebra a importância dos Cuidados Paliativos

21 de OUTUBRO de 2020

A data está sendo celebrada durante todo o mês de outubro

No segundo sábado de outubro é comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebração que, neste ano de 2020, foi estendida para o mês todo pelo Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). A equipe Cuidados Paliativos da unidade aproveitou a data para entregar aos colaboradores assistenciais, materiais informativos sobre a importância dos cuidados e quando acionar a equipe responsável do hospital. Todo ano, a Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPC) lança um tema para marcar as comemorações e iniciativas relacionadas à data. E neste ano, o tema escolhido é “Meu cuidado. Meu conforto”.

A médica responsável pelo Núcleo Técnico Científico de Cuidados Paliativos (NTCCP) do HDT, Jaqueline Cássia de Castro, explica que os cuidados paliativos são tratamentos centrados na prevenção e redução do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual de pacientes com doenças crônicas e agudas que ameaçam a vida, independente do estágio da enfermidade. “A assistência é promovida pela equipe multidisciplinar do hospital, formada por profissionais da Psicologia, da Fonoaudiologia, da Fisioterapia, do Serviço social e da Terapia ocupacional”.

Importância dos Cuidados Paliativos

Essa especialidade tem como objetivo proteger as pessoas do sofrimento causado por doenças prolongadas. O conforto oferecido inclui alívio e prevenção de incômodos físicos, como dores, náuseas, falta de ar, dentre outros, e ainda amparo emocional, social e espiritual ao paciente e à família. “Além do apoio cedido durante o tratamento da doença, nossa equipe oferece ajuda no compartilhamento de decisões, na comunicação de más notícias e na má adesão ao tratamento”, ressalta a médica.

Enfatizando a importância desses cuidados, a acompanhante Maria Lúcia, irmã do paciente, Antônio Carlos, internado no HDT há três meses, deixou uma carta em agradecimento pela assistência prestada pelos profissionais da equipe multidisciplinar da unidade. “Gratidão, é a palavra que expressa todo o cuidado, zelo e carinho concedido ao Antônio. O nosso muito obrigado! Vocês fazem a diferença, e ainda continuam fazendo, pois todo esforço é visto com sucesso ao ver o desenvolvimento e o sorriso no rosto do nosso bem maior, que é meu irmão”.

Segundo a diretora técnica interina da unidade, Fernanda Pedrosa, as ações promovidas pelos Cuidados Paliativos e elogios como o de Maria Lúcia são a mola propulsora da assistência no hospital. “O ano de 2020 tem sido repleto de desafios para toda a nossa equipe, porém, é muito gratificante perceber como todos têm se empenhado em promover uma assistência cada vez mais qualificada para a nossa população que tanto precisa”, disse.


Por: Patrícia Borges (Bastidores - Assessoria de imprensa)




ÚLTIMAS NOTÍCIAS