ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Outubro Rosa: conversa, acolhimento e conscientização movimentam HRLN

20 de OUTUBRO de 2020

Por Thaís Almeida


Além de oferecer exames de mamografia gratuitos para as colaboradoras, HRLN promove semana de conscientização sobre a Campanha

 

“A dor, o preconceito e o tabu da mamografia ou qualquer exame são coisas muito pequenas perto do nosso direito de viver”, essa foi a frase que auxiliar administrativa Ana Maria Figueira, que venceu um câncer de mama, usou para incentivar as colaboradoras do Hospital Regional do Litoral Norte a se cuidarem durante uma roda de conversa realizada no dia 19/10, no jardim interno do HRLN.  A ação fez parte de uma semana movimentada promovida pelo Hospital para conscientizar as suas funcionárias.

A unidade desenvolveu nos dias 19 e 20/10 rodas de conversa com alongamento com a educadora física e coordenadora de Gestão de Pessoas, Érica Gomes, e um bate-papo sobre mamografia e câncer de mama, com a biomédica Gabriella Borges, responsável pelo exame no Hospital, e a coordenadora do Serviço Psicossocial Valéria Oliveira.

“Esses momentos proporcionam reflexão e mostram que precisamos dar atenção a nossa saúde como um todo, com exercícios físicos, exames preventivos e com o nosso emocional”, explicou a coordenadora de Gestão de Pessoas.

Aproveitando essa pausa no trabalho para conscientização, a colaboradora Ana Maria emocionou com o seu depoimento e reforçou a importância do autocuidado. “Há quase 10 anos percebi algo estranho em uma das mamas, fiz a mamografia e fui diagnosticada com câncer de mama. Eu tinha 39 anos e com histórico deste tipo de câncer na família. Com o diagnóstico precoce fiz cirurgia, algumas sessões de quimioterapia e me recuperei. Sei que esse diagnóstico precoce fez toda a diferença, poderia ter tido sequelas muito maiores – eu tenho casos na família em que isso aconteceu. Só agradeço todo apoio que tive, tanto dos profissionais quanto da minha família. E para as mulheres faço questão de deixar o meu recado: deixem o medo de lado, cuidem-se. A mamografia nos dá a chance de termos esse cuidado”, comentou.

Além das rodas de conversa, no dia 19/10, no restaurante, a equipe de nutrição do HRLN montou uma mesa apresentando opções de alimentos saudáveis para o bem-estar da mulher e ficou à disposição para tirar dúvidas e trazer esclarecimentos sobre o tema. No decorrer desta semana os colaboradores puderam também vir trabalhar com uma peça de roupa rosa em apoio à campanha, e a fachada do HRLN foi iluminada na mesma cor.

Para completar as ações, na sexta-feira, 23/10, às 15h e às 16h será realizada uma palestra no auditório da unidade com o Dr. Leonardo Gabeira Secco, doutorado em Oncologia, com experiência em Mastologia. Assim, como as demais iniciativas, a palestra ocorrerá respeitando o distanciamento social seguro.

Mamografia

Até o final do mês de outubro, todas as colaboradoras com mais de 40 anos ou com recomendação médica poderão realizar a mamografia gratuitamente na unidade, basta agendar o exame pelo ramal 1473. Com a disponibilização dos exames, o HRLN segue um dos principais valores do Instituto Sócrates Guanaes, que entende que para promover saúde primeiro é preciso cuidar das nossas equipes com humanização, de maneira holística e integral.





ÚLTIMAS NOTÍCIAS