ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Projeto pioneiro em São José dos Campos otimiza tempo de resposta para regulação de vagas

15 de OUTUBRO de 2020

Otimizar o tempo de resposta das demandas de recursos hospitalares enviadas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) é sempre um desafio para hospitais referenciados da rede estadual do estado de São Paulo, ou seja, que recebem demandas de atendimento pela central de vagas da Secretaria de Estado da Saúde. No Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC), uma simples ideia tornou a resposta às solicitações mais rápida e eficiente, servindo de exemplo para outras unidades.

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HRSJC desenvolveu, no início de junho, o painel tempo-resposta que otimizou o trabalho dos administrativos. “O painel é uma planilha dinâmica que mensura as demandas e, com ela, podemos analisar o tempo de resposta de cada solicitação, de forma prática e eficiente, fazendo o atendimento dentro do prazo estipulado de 60 minutos”, explicou a enfermeira Tânia Bessa, coordenadora do NIR.

A ideia partiu do próprio setor, que encontrou uma oportunidade diante de um desafio. Foi criada uma planilha que classifica basicamente a especialidade solicitada, o município de origem, o horário que a solicitação foi feita ao hospital, o tempo que falta para atingir o limite e o status de atendimento, a partir da ficha de solicitação enviada pela CROSS; tudo isso atualizado por minuto. “Estamos na terceira versão, o que vem facilitando bastante e gestão da regulação e na junção de dados estatísticos confiáveis referentes às demandas da CROSS”, declarou André Monteiro, assistente administrativo do NIR, criador do painel.

A ideia deu certo a ponto de ser referência para as unidades do ISG, a exemplo do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), localizado em Caraguatatuba, que já utiliza a primeira versão. “O indicador de gestão de qualidade exige que o hospital regulado do Estado cumpra esse tempo em pelo menos 85% dos casos. Isso gerava um trabalho árduo, que fazíamos manualmente e de maneira fragmentada. Isso tudo foi melhorado com o painel”, comentou Cleide Aparecida Rosa, enfermeira Coordenadora do NIR do HRLN.

A CROSS é um órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) responsável por regular o acesso na área hospitalar e ambulatorial, contribuindo para a integralidade da assistência, propiciando o ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades da população.


Painel Tempo x Resposta também é utilizado no HRLN, em Caraguatatuba.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS