ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Capacitando pessoas e salvando vidas: HRLN promove treinamento sobre hemodiálise

30 de JULHO de 2020

Como Hospital referência da Covid-19, a capacitação do HRLN abordou ainda a importância da continuação da hemodiálise em pacientes com a doença que precisam deste atendimento


Por Thaís Almeida


“O ensino e a pesquisa são ferramentas essenciais para a eficiência do processo”, seguindo este valor do Instituto Sócrates Guanaes e na luta contra o novo coronavírus, o Hospital Regional do Litoral Norte promoveu nesta semana mais um treinamento, desta vez sobre hemodiálise - ministrado pela enfermeira Fernanda Drumond.

A capacitação, que contou com a participação de mais de 70 profissionais da equipe multidisciplinar, teve como objetivo entender a hemodiálise como um tratamento que vai além do trabalho de uma máquina, mas como uma terapia renal – muitas vezes fundamental para o bem-estar de pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Como uma unidade de referência na região para Covid-19, o treinamento do HRLN abordou ainda a importância da continuação da hemodiálise em pacientes com a doença que precisam deste atendimento – lembrando que atualmente o HRLN realiza hemodiálise nesses casos.

 “Poucos técnicos de enfermagem têm contato com hemodiálise. Com a iniciativa nos aproximamos mais dessa área. Inclusive serviu para tirar várias dúvidas e até me instigou a querer estudar mais sobre o assunto”, comentou a técnica de enfermagem do bloco Emergencial, Eliane Oliveira.

A abertura do curso para diversos profissionais da equipe multidisciplinar permitiu ainda que especialistas fora da área médica aprimorassem seus protocolos de atendimento.  “A palestrante conseguiu apresentar para nós da equipe multidisciplinar quem é esse paciente e o que originou a necessidade deste tratamento. Algo que é muito importante sabermos, assim podemos desenvolver a abordagem dele e da família de uma forma muito mais preparada”, explicou a assistente social, Bianca Sartori.

O treinamento ocorreu em três dias, em sete horários (para atender plantões diurnos e noturnos), no auditório do Hospital - um amplo espaço, no qual os profissionais com máscaras puderam manter a distância necessária uns dos outros para se desenvolverem com segurança e saúde.

Treinamentos

O HRLN já promoveu recentemente diversos cursos com abordagem relacionada ao novo coronavírus, como treinamentos sobre: “Atendimento Inicial ao Paciente Grave”, “Utilização de aparelho de anestesia como ventilador mecânico”, "Abordagem sistemática das vias aéreas em paciente com Covid-19", entre outros.

 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS