ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Janela do amor: paciente que venceu a Covid-19 faz painel de agradecimento no quarto do HRLN

01 de JULHO de 2020

Por Thaís Almeida

Estender a mão quando alguém mais precisa e cuidar de um desconhecido com toda atenção e amor, como se fosse um ente querido. Essa é a difícil missão de todos os profissionais da área da saúde, ainda mais durante a pandemia do novo coronavírus – momento em que os pacientes estão isolados e precisando de carinho.

Para reconhecer essa dedicação dos colaboradores do Hospital Regional do Litoral Norte, gerenciado pelo ISG em Caraguá, uma paciente, de 63 anos, que ficou internada na instituição por 15 dias, inovou e emocionou, criando um painel com recados de agradecimento no quarto onde ficou e mostrando para todos nesta terça-feira, dia 30 – quando recebeu alta médica.

“Nunca tinha visto uma paciente fazer isso. Ao entrar no quarto me deparei com os recadinhos na janela e me emocionei”, comentou Vanessa Pereira, Técnica de Enfermagem, que atua na área há 15 anos.

“O que mais me emocionou foi a criatividade e a espontaneidade dela. Ela não nos enxergava apenas como técnicos ou enfermeiros, ela nos enxergava como amigos. Foi uma atitude de reconhecimento”, disse Victor Neris, Técnico de Enfermagem há mais de um ano.

“Meu maior presente é ver a alta do paciente. Ela saiu daqui bem, isso para mim é o mais importante. Agora saber que além disso tudo, ela reconheceu o nosso trabalho é muito gratificante. Gratidão é palavra”, explicou Rosemeire Costa Santos, enfermeira há 36 anos.

A paciente de Caraguatatuba, que teve diagnóstico de Covid-19 confirmado e venceu a doença, reacendeu em toda equipe os sentimentos de motivação e amor pelo que se faz, com palavras como essas deixadas na janela do seu quarto: “Sabe aquele sorriso bálsamo? Foi o seu! Obrigada”; “Obrigada pelo carinho”; “...A pureza de olhar nos olhos de quem acabamos de conhecer vindo trazer esperança e alento a todos, com essa entrega total, linda e maravilhosa. Obrigada”.

Mais reconhecimento

Na semana passada, uma paciente de Ubatuba, de 76 anos, também diagnosticada com Covid-19, recebeu alta médica. E para agradecer o trabalho da equipe do HRLN, a sua família, ao vir buscá-la, fez questão de demonstrar gratidão, deixando pessoalmente suas palavras de reconhecimento e entregando chocolates.

“Tudo o que a gente falar é até pouco, porque realmente o atendimento desde a entrada da minha sogra aqui foi de muita atenção. Ligavam diariamente, fizeram chamada de vídeo, é muito diferenciado. Acho que esse atendimento fez toda a diferença na recuperação dela, foi humanizado. Só temos a agradecer a vocês”, comentou a nora da paciente. 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS