ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

No HRR, videochamadas aproximam pacientes e familiares

28 de MAIO de 2020

Por Mônica Bockor

Em tempos de distanciamento social, as videochamadas têm aproximado famílias e amigos. No Hospital Regional de Registro (HRR), as ligações por vídeo também renovam as esperanças de pacientes e seus familiares. Além das visitas virtuais, a tecnologia é usada para evitar o deslocamento de familiares até o hospital para receber notícias sobre pacientes internados, especialmente os que estão em isolamento.
Marcelo, o primeiro paciente com Covid-19 a receber alta do HRR, também foi o primeiro a rever a família por videochamada no final do mês de abril, quando a medida passou a ser adotada no hospital. Depois de 14 dias sedado e entubado, rever os familiares – ainda que a distância – foi emocionante para todos. 
Como a maioria dos pacientes com Covid-19 encaminhados para o HRR chegam em estado grave e necessitam de entubação na UTI, as videochamadas são mais frequentes entre os médicos e familiares. É assim que Ivana Paula, do município de Pedro de Toledo, tem recebido notícias da mãe, que está internada com Covid-19.  Ivana, que também teve a doença e ficou em isolamento em casa, aprova a iniciativa. “Vir de longe até o hospital só para ter notícias não é fácil. Na videochamada o médico dá todas as informações como se fosse pessoalmente e facilita muito. Só tenho a agradecer”, comenta Ivana. 
Além dos boletins médicos e da visita virtual na UTI Covid, a videochamada também já beneficiou um paciente da ortopedia, que estava internado havia quase um mês no HRR. Devido ao seu quadro infeccioso, o senhor Mauro não podia receber visitas. Além disso, sua esposa é do grupo de risco para Covid-19 e não era indicado que saísse de Miracatu, onde residem. Realizada no dia 8 de maio por sugestão da psicóloga do hospital, a visita virtual trouxe novo ânimo para o “seu” Mauro, que se emocionou ao rever os filhos e a esposa.  
As videochamadas são conduzidas pelos médicos Dr. Diogo Shimabokuro e Dr. Arnaldo D’Amore Zardo, com apoio da assistente social Eliane. 



ÚLTIMAS NOTÍCIAS