ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Ceap-sol realiza simulação realística para casos suspeitos de Covid-19

27 de MAIO de 2020

Por Suyanne Dias

 

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-sol), unidade gerenciada pelo ISG em Goiânia, promoveu entre os dias 25 a 27 de maio a Simulação Realística para atendimento ao paciente suspeito de infecção pelo novo Coronavírus. O objetivo foi oferecer um cenário controlado para que a equipe pudesse praticar o que foi ensinado durante os treinamentos teóricos e possibilitar a verificação das falhas para consequentes melhorias no processo.

Mesmo a unidade não sendo considerada referência para atendimento aos casos de Covid-19, há uma grande possibilidade de ocorrer situações em que pacientes com outras suspeitas diagnósticas sejam transferidos de outros hospitais para o Ceap-sol e, já estando internados, relatarem histórico e/ou apresentem sinais e sintomas compatíveis com a Covid-19. A médica e Diretora Técnica da unidade, Dra. Karina Fonseca, enfatiza a importância do treinamento realizado. “Já houve situações em que recebemos pacientes com quadro sugestivo de Dengue que, logo após a internação, relatam sintomas respiratórios característicos da infecção pelo novo coronavírus. Nesse momento, é imprescindível que a equipe esteja preparada para iniciar o protocolo de atendimento de acordo com as recomendações dos órgãos competentes”, comenta.

Para que a simulação se tornasse realidade, a Coordenação Operacional, o Setor de Qualidade e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Ceap-sol se envolveram para proporcionar o melhor aprendizado à equipe. Realizar a simulação realística possibilita que os profissionais assimilem a teoria e a relacionem à realidade prática de atendimento, preparando-os para uma resposta rápida frente à situação”, comenta a enfermeira de SCIH, Hellen Kássia Rezende.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS