ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Equipes promovem encontros virtuais entre pacientes com Coronavírus e familiares

26 de MAIO de 2020

Na semana passada uma equipe de enfermeiros e psicólogos promoveu o primeiro encontro virtual entre um paciente internado no Azevedo Lima, por Coronavírus, e seus familiares. O Sr. Paulo, de 73 anos, muito emocionado, teve a oportunidade de conversar com sua família, toda reunida na sala da casa onde moram, para trocar algumas palavras, entre elas o pedido por um prato de dobradinha assim que voltar para casa. O encontro emocionou a todos que assistiram.

A ideia surgiu após a enfermeira Arlene Nascimento, responsável por passar as informações clínicas dos pacientes infectados por Coronavírus aos seus familiares, receber dezenas de pedidos para intermediar mensagens. “Foi uma troca bonita. Recebi mensagens que marcaram muito e os parentes sempre queriam ver os pacientes”, relatou. Mas como estes pacientes estão em isolamento total, impossibilitados de receber visitas, um doador presenteou o hospital com dois tablets para viabilizar o encontro virtual entre estes pacientes e seus familiares.

“Recebíamos as mais diversas declarações de amor e carinho para serem transmitidas, tanto dos pacientes quanto dos familiares. Até um marido que pediu para dizermos à esposa internada que quando ela voltasse para casa ele iria ajudar mais, lavar mais louça”, conta Arlene. 

Os encontros virtuais passarão a ser promovidos sempre que os familiares solicitarem e o paciente quiser. As vídeochamadas devem durar até 10 minutos e a família será preparada antes pela equipe de psicólogos e enfermeiros para o encontro.

Segundo Dr.Casemiro, os encontros têm tudo para contribuir na evolução clínica do paciente, pois a proximidade com a família sempre ajuda e quando o paciente está feliz e confiante se restabelece mais rápido.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS