ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Alimentação com amor: “Comfort food” ajuda pacientes no HRLN

22 de MAIO de 2020

Por Thaís Almeida

Quem não gosta de se alimentar de refeições que trazem boas memórias, como o bolo da vó, a sopa da mãe, etc.? É esse sentimento, que por meio do ‘‘Comfort food’’, a equipe de Nutrição do Hospital Regional do Litoral Norte, gerenciado pelo ISG em Caraguá, está motivando em alguns pacientes em tratamento de Covid-19.

"Comfort Food é a comida que traz o conforto psicoemocional. Através de uma análise minuciosa das nossas nutricionistas clínicas conseguimos identificar gostos e predileções dos pacientes, e assim oferecemos uma refeição que gere esse sentimento. Eles conseguem se alimentar bem e alcançam uma melhora clínica geral", explicou Glaucia Cristina Conzo, Coordenadora da equipe de Nutrição do HRLN.

Segundo a nutricionista, o novo coronavírus pode fazer com que certos pacientes tenham dificuldade em sentir sabores e odores, e por isso trazer refeições que remetam a momentos de carinho é fundamental, principalmente devido ao isolamento. "Aqui no Hospital, em conversa com uma paciente, descobrimos que ela gostava de sopa de fubá com ovo – um prato que a sua mãe costumava fazer. Seguindo toda a dieta que já tínhamos desenvolvido, incluímos essa refeição para a paciente, e neste dia ela conseguiu comer uma cumbuca cheia, o que até então não estava fazendo. Um prato simples, mas que possuía uma memória afetiva fez toda a diferença", explicou Kesia Cruz que compõe o time de nutricionistas do HRLN com Fernanda Northfleet e Sirlândia dos Santos.

Bolos caseiros, chás e outras alimentações significativas já fizeram a alegria de alguns pacientes do Hospital nos últimos dias. Afinal, mais do que nutrir fisicamente, o trabalho da equipe de Nutrição do HRLN, em conjunto com toda equipe multidisciplinar, é voltado para salvar vidas, com afeto e humanização.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS