ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Covid-19: Profissionais do HRLN recebem treinamento para utilizar aparelho de anestesia como ventilador mecânico

15 de MAIO de 2020

Por Thaís Almeida

Devido a abertura de mais quatro leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que acontecerá nos próximos dias para atendimento de pacientes em tratamento de Covid-19, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerenciado pelo ISG em Caraguá, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 14, um treinamento para 25 pessoas, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Na ocasião, os profissionais do HRLN aprenderam lições fundamentais de como utilizar o aparelho de anestesia como ventilador mecânico – muito usado em casos de intubação de pacientes com o novo coronavírus.

Com o aprendizado, a equipe de profissionais do HRLN aumenta o número de recursos que podem ser empregados nos tratamentos da doença, ampliando assim as chances de salvar vidas. “O aparelho de anestesia tem recursos suficientes para esses mecanismos de utilização no paciente intubado. A aula em si, tendo a parte teórica junto com a equipe da GE, acoplada com a aula prática no auditório, contribui muito para fixação dos conceitos principais que o aparelho pode proporcionar aos pacientes internados aqui no Hospital Regional do Litoral Norte”, explicou o médico anestesista Dr. Ricardo Quintela, que ministrou o treinamento.

O treinamento ocorreu no auditório do Hospital, um amplo espaço, no qual os profissionais com máscaras puderam manter a distância necessária uns dos outros, e ainda observar todas as explicações do Dr. Ricardo Quintela e da equipe da GE (que participou via vídeo conferência).

Outros treinamentos

A luta contra uma doença pouco conhecida ainda mundialmente, exige estudos e pesquisas constantes. Buscando ocupar essa lacuna, o Hospital Regional de Caraguá vem promovendo treinamentos com suas equipes, seguindo as normas de segurança para o Covid-19.

Recentemente, a equipe multiprofissional do HRLN participou também de um treinamento com o tema “Atendimento Inicial ao Paciente Grave”, ministrado pelo médico Dr. Germano Emílio Souza.

Atualmente, o HRLN atende apenas pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, com 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS