ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Um por todos e todos por um! Unidades ISG se unem contra o coronavírus

20 de MARÇO de 2020

O Instituto Sócrates Guanaes, em parceria com as unidades geridas, está desenvolvendo diversas atividades para conter a propagação do coronavírus e preparar as equipes assistenciais, sobretudo as que estão na linha de frente. Foram reforçados protocolos internos e desenvolvidas ações informativas e preventivas para enfrentamento da possível disseminação do novo coronavírus. São medidas 

assistenciais, operacionais, administrativas, financeiras e de comunicação em benefício de todos: pacientes, colaboradores e comunidades locais, sempre em alinhamento às determinações dos órgãos oficiais e das Secretarias Estaduais de Saúde.

Em todas as unidades foram criados comitês de contingência, capacitações, instruções sobre paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual (EPI), fornecidas máscadas para pacientes com sintomas gripais, instruções sobre higienização das mãos e campanhas de conscientização focadas nos públicos internos e externos. Também foram  revistos horários de visitas e reduzida a circulação de pessoas nos diversos setores das unidades. Colaboradores que fazem parte do grupo de risco, como gestantes e pessoas com mais de 60 anos foram transferidos para locais de trabalho de menor risco. Os estoques de materiais e medicamentos foram reforçados e os períodos de férias foram revistos, de acordo com a demanda assistencial e as instruções do ISG.  

No Hospital de Registro, a Brinquedoteca das crianças foi provisoriamente fechada. Em Goiânia, o Hospital de Doenças Tropicais não só fechou o acesso à Brinquedoteca, como também à Biblioteca do hospital. No Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), em Goiânia, foram suspensos os atendimentos eletivos em Odontologia e reduzidas as hospedagens para usuários que não possuem atendimentos de urgência/emergência. No Hospital Regional de Itanhaém (SP), um consultório de avaliação ginecológica foi instalado exclusivamente para o atendimento a gestantes com Covid-19 confirmado ou suspeito.

Psicólogos realizarão atendimentos às equipes, com estratégias de enfrentamento e redução da ansiedade e acolhimento no Azevedo Lima e também no Ceap-Sol. Nos AMEs de Pariquera-Açu e de São José dos Campos e no Hospital de Registro, os pacientes com mais de 60 anos, os que têm comorbidades e os que apresentam sinais de gripe estão sendo orientados, se possível, a  reagendar seus exames, consultas e até cirurgias eletivas.

Outras ações como criação de leitos de isolamento e leitos de CTI específicos para atendimento a pacientes contaminados pela Covid-19, bem como a revisão dos horários de permanência nos refeitórios para evitar aglomeração e  a instalação de novas pias e dispensers de álcool gel para higienização das mãos, também foram adotadas por diversas unidades. 

Todas as medidas têm o objetivo de garantir o melhor atendimento com toda a segurança  para pacientes e colaboradores e também para que o coronavírus não se propague ainda mais. Combater a pandemia depende de todos e de cada um! 

Fique em casa por nós! Hospital Estadual Azevedo LIma

Nós estamos aqui por você! Ceap-Sol

Fique em casa por nós! Hospital Estadual de Doenças Tropicais

Nós estamos aqui por você! Hospital Regional de Registro


Fique em casa por nós! Hospital Regional de São José dos Campos


Nós estamos aqui por você! Ambulatório Médico de Especialidades de Pariquera-Açu

No Hospital Regional de Itanhaém, técnicas de enfermagem utilizam equipamentos de proteção de segurança na triagem dos pacientes




ÚLTIMAS NOTÍCIAS