ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Um gesto de amor: Colaboradores do HRSJC fazem carteirinha de doador de órgãos

04 de FEVEREIRO de 2020

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), cadastrou 98 colaboradores, no dia 31 de janeiro, no Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC).

Um stand montado na entrada de funcionários chamou a atenção de quem passava. Para Rafaela Alves, assistente administrativo do SAU, doar os órgãos é dar esperança para uma vida. “Uma vida pode continuar com a nossa boa ação, doando para alguém algo que para mim não terá mais serventia”, disse.

Esta foi a segunda vez que o BOS cadastrou colaboradores com interesse em doar os órgãos. Na primeira vez, em dezembro do ano passado, durante o evento sobre o Dia Nacional do Doador de Córnea, cerca de 50 colaboradores fizeram suas carteirinhas. “Ficamos muito felizes com a atitude dos nossos funcionários. Ações como essas serão repetidas durante o ano e mais pessoas poderão ser doadoras”, explica a enfermeira Cíntia Alves, coordenadora da CIHDOTT.

Em 2019, o HRSJC realizou 5 captações de órgãos, sendo 02 corações, 01 pâncreas, 05 rins, 05 fígados e 30 córneas, que permitiram salvar mais de 10 vidas e melhorar a qualidade de vida de mais de 30 pessoas.

O Brasil é referência mundial em transplantes, segundo o Ministério da Saúde. A cada 10 realizados no Estado de São Paulo, 6 são de córneas, de acordo com a Central de Transplantes estadual.






ÚLTIMAS NOTÍCIAS