ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.org 

Unidades ISG participam de capacitação sobre manejo da dor por videoconferência

12 de DEZEMBRO de 2019

Esta semana, coordenadores e supervisores assistenciais das unidades hospitalares e do ambulatório de especialidades geridos pelo ISG, além de representantes do escritório corporativo, reuniram-se em videoconferência para assistir a palestra “Manejo Multidisciplinar da Dor”, proferida pela enfermeira e mestre em Enfermagem, Dayse Maioli Garcia. Cerca de 50 pessoas participaram da capacitação.

Segundo o Diretor-Presidente do ISG, Dr.André Guanaes, que assistiu parte da palestra no auditório do Azevedo Lima, durante o ano de 2020 o ISG vai focar na interação e integração das equipes, bem como nos pilares da educação e da alta tecnologia. “Tudo será compartilhado e assistido por todos”, garante Dr. André, adiantando que ainda em 2020 será criada uma diretoria corporativa associada ao ensino e à pesquisa. 

A diretora administrativa do ISG, Aline Oliveira, e o diretor técnico, José Maria Orlando, concordam que o objetivo das capacitações por videoconferência é apoiar a qualidade da assistência prestada nas unidades geridas por meio da capacitação das equipes, otimizando custos e alinhando práticas. E o grande beneficiado será sempre o paciente que depende da saúde pública.

A palestrante convidada desta primeira videoconferência, Dayse Garcia, é facilitadora no curso de especialização de Cuidados ao Paciente com Dor no hospital Sírio-Libanês na área de Ensino e Pesquisa e Professora na Pós-Graduação na área de Saúde na FMU (SP). Dayse foi convidada a proferir a palestra pela assessora de apoio operacional do ISG, Ivana Siqueira. “A oportunidade de compartilhar conhecimento deve ser promovida e incentivada na saúde em nome da prestação da melhor assistência aos pacientes. Contaremos com profissionais experientes e qualificados para falarem sobre  temas pertinentes, atuais e que nos ajude a transformar nosso cotidiano e ainda, de forma  integrada pelo modelo da Educação à distância”, relata Ivana.

O coordenador do setor psicossocial do Hospital Regional de São José dos Campos, Leandro Alves, considera que a aula veio ao encontro da práxis do setor, pois quando se fala em dor não se podem esquecer as dores psíquicas. “Na Psicologia o nosso lugar de fala é o de auxílio ao paciente em relação à dor psíquica, passando pela hospitalização da melhor maneira possível. Nesse sentido a palestra contribuiu grandiosamente para ampliar o conhecimento e cuidado com aquele que sofre”.

Tatiane Alves, coordenadora da Qualidade do Hospital Regional de Registro, considera que o curso foi muito importante por abordar as atualidades sobre as escalas de dor, as boas práticas em saúde, o trabalho em conjunto e o empoderamento e a autonomia da equipe multidisciplinar na avaliação dessas escalas, além de destacar a importância da dor como quinto sinal vital do paciente. “Também foi muito bacana poder interagir e trocar informações com as equipes assistenciais das demais unidades geridas pelo ISG”. 

“Nunca tinha participado de uma capacitação por vídeo envolvendo profissionais de várias unidades ao mesmo tempo. Achei a experiência fantástica, onde percebemos a possibilidade de integração das diversas equipes ISG, expondo suas experiências com um mesmo objetivo: aumentar o desempenho e melhorar os resultados nas suas unidades”, declara Adriana Morais, coordenadora de Reabilitação do Azevedo Lima.



Equipes das unidades geridas pelo ISG participam da capacitação por videoconferência




ÚLTIMAS NOTÍCIAS