ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Governador Wilson Witzel inaugura unidade de trauma do Azevedo Lima

18 de OUTUBRO de 2019

Unidade adota modelo americano para atendimento ao paciente politraumatizado


Por Olenka Lasevitch

A nova unidade de trauma do Azevedo Lima foi inaugurada na quinta-feira, dia 10, com a presença do Governador Wilson Witzel e do Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, entre outras autoridades. Durante a cerimônia, houve uma simulação de atendimento para as autoridades presentes, descerramento da placa e discurso do Governador e do Secretário de Saúde.

A unidade passa a adotar modelo semelhante ao utilizado em modernos centros de trauma americanos, integrando todo o sistema de atendimento. A partir de agora, sempre que uma vítima de trauma grave for trazida para o Azevedo Lima haverá contato prévio entre a equipe de resgate e a equipe de plantonistas da unidade para troca de informações referentes às condições do paciente, que terá o atendimento preparado antes mesmo de sua chegada. Desta forma, a prestação do socorro será ainda mais eficaz, aumentando a chance de sobrevivência ou de uma vida futura sem sequelas.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, durante o discurso da inauguração, a equipe do hospital que está fazendo um excelente trabalho. “Esta inauguração representa a entrega para o cidadão de uma saúde de qualidade e um atendimento adequado de padrões internacionais”, afirmou.

Para a implementação do novo modelo, toda a equipe assistencial de trauma do Azevedo Lima recebeu treinamento teórico e prático. Também foram realizadas apresentações do modelo para equipes de resgate e de hospitais que transferem pacientes com frequência para o Azevedo Lima. A nova unidade de trauma conta com sete leitos para atendimento, um leito de contingência e outros dois para o trauma infantil.

Durante a inauguração, o Governador Witzel parabenizou as equipes profissionais do hospital e ressaltou o exemplo de dedicação do diretor-presidente do ISG, Dr.André Guanaes. “O ISG está há cinco anos à frente da administração do hospital, em modelo de gestão participativa adotada no Brasil inteiro e o resultado tem sido o melhor possível”. O Governador relatou que visitou recentemente hospitais nos Estados Unidos e assegurou que “o que estamos vendo aqui hoje, não apenas em equipamentos, mas em operação e capacitação técnica dos profissionais, não deixa a desejar a nenhum hospital daquele país. O que está sendo entregue hoje é o exemplo do que nós vamos fazer no estado todo.”

O diretor técnico do Hospital, Dr. Rogério Casemiro, ressaltou que este modelo já foi implantado em outras duas unidades estaduais e a equipe que participou destas experiências é a mesma que está no Azevedo Lima hoje: “Isso facilita bastante para que o impacto positivo seja imediato para os pacientes e familiares”.

“Trata-se de uma conquista para a população, estamos oferecendo um atendimento ainda melhor e mais ágil para vítimas de trauma”, ressalta Claudia Soares, diretora executiva do Hospital.

Dr. André Guanaes, diretor-presidente do ISG, finaliza lembrando que “o reconhecimento do nosso trabalho demonstrado claramente pelos governantes que estiveram aqui hoje significa muito não só para o Azevedo Lima, mas para todo o ISG, e o resultado tem sido de melhoria e eficiência crescente, prestando assistência digna e humanizada que nossa gente precisa e merece.”










ÚLTIMAS NOTÍCIAS