ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Professor da UFBA, referência em infectologia e publicações científicas, visita unidades do ISG

27 de SETEMBRO de 2019

Por Danyelle Fuad, Igor Guimarães e Verônica Richardelli


Dr. Sócrates Guanaes, médico, empresário e também professor que dá nome ao Instituto, foi mestre do conceituado visitante, Professor Dr. Tavares-Neto

Unidades gerenciadas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia-GO e em São José dos Campos-SP receberam nos dias 26 e 27 de setembro a visita do Prof. Dr. José Tavares-Neto, titular e livre docente em doenças infecciosas e parasitárias da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos principais expoentes da infectologia brasileira, referência em publicações científicas na área. Durante sua graduação em medicina, Tavares-Neto foi aluno de Dr. Sócrates Guanaes, pai e inspiração de vida do diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, para a fundação do Instituto que carrega o seu nome. Anos mais tarde, ele viria a ser professor de Dr. André durante seu mestrado na Universidade Federal da Bahia. Foi neste contexto de fortes lembranças que o visitante percorreu as unidades de saúde, acompanhado por seu ex-aluno, hoje colega de profissão e parceiro na missão de promover ‘saúde por meio da educação’. 

Tavares iniciou a visita pelo Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e pelo Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), em Goiânia, na quinta-feira (26). O encontro proporcionou interação institucional entre corpo docente-discente e serviços da assistência, ensino e pesquisa, prospecção de projetos e troca de experiências. A visita foi acompanhada também pela diretora administrativa do ISG, Aline Oliveira, e pelo diretor geral das duas unidades, Roger Moreira. Segundo Tavares-Neto, ambas são modelo para o país. “Tanto no HDT quanto no CEAP-SOL, é perceptível o envolvimento dos membros das equipes em todos os processos de ensino, pesquisa, qualidade, segurança do paciente e humanização. Não à toa são uma referência para o Centro-Oeste brasileiro”, disse.

Na sexta-feira (27), foi a vez de conhecer o Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC), primeira parceria público-privada do estado de São Paulo, que tem os serviços assistenciais gerenciados pelo ISG. Na ocasião, sugeriu implantar uma revista científica própria do Instituto, com o que está sendo produzido nas unidades, e criar um Comitê de Ensino e Pesquisa para orientar e incentivar as publicações. “A ideia é que o ISG abranja a área de gestão com todas as áreas da assistência, pois tem condições plenas para publicar trabalhos de grande relevância para o meio científico”, afirmou. O encontro contou ainda com a presença do Prof. Dr. Antenor Araújo, referência em cirurgia ortognática no país, da enfermeira Ivana Siqueira, assessora de apoio à assistência do ISG, além da diretoria, gerências e coordenações.

Segundo Dr. André, as interações entre as unidades do Instituto e visitas de profissionais referência a elas reforçam o posicionamento do ISG na busca pelo fortalecimento do ensino e da pesquisa: “O Professor e Dr. José Tavares-Neto é uma referência na infectologia, principalmente no campo da pesquisa científica. Tem diversas publicações em grandes e respeitadas revistas internacionais. Poder realizar benchmarking com profissionais desse gabarito só reforça a nossa missão de ‘formar gente pra cuidar de gente’. Os colaboradores do ISG, cientes desse papel, atuam ao encontro dessa missão. Nossas unidades têm alcançado resultados cada vez mais efetivos na busca por oferecer um serviço de saúde qualificado para nossa gente que precisa e merece”, disse.









ÚLTIMAS NOTÍCIAS