ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

HRR ganha nome de médico pioneiro no Vale do Ribeira

20 de SETEMBRO de 2019

Publicada no dia 3 de setembro, a Lei nº 17.142 assinada pelo governador João Doria denomina como "Dr. Sergio Aluísio Homem Torres" o Hospital Regional de Registro. Um dos médicos pioneiros do Vale do Ribeira, Dr. Sergio veio para a região em abril de 1959, aos 23 anos de idade. Recém-formado em Medicina no Rio de Janeiro, ele aceitou o convite para trabalhar no então Hospital Regional do Vale do Ribeira (HRVR), em Pariquera-Açu (hoje Hospital Dr. Leopoldo Bevilacqua). 
Em um depoimento sobre o SUS no Vale do Ribeira, em 2004, o próprio Dr. Sergio contou as dificuldades que enfrentou nos primeiros anos na região: “Nós, naquele tempo, não podíamos depender de São Paulo para tratar dos problemas. Nós tínhamos que resolver aqui o que pudéssemos, com o que tivéssemos. E assim fizemos heroísmo, em verdade, ao assumir tratamento de pessoas com recursos parcos e tivemos, com isso, grandes sucessos”. 
Embora tenha exercido a medicina particular, trabalhando nos hospitais São João e São José (que ajudou a fundar), a vida profissional do Dr. Sergio foi voltada principalmente para a saúde pública. Além do HRLB, ele trabalhou na Devale (atual Escritório Regional de Saúde) e como médico do INPS (atual INSS). Ele parou de exercer a profissão aos 73 anos, apenas cinco meses antes de sua morte, em novembro de 2007.  
(Com informações da Associação Comercial de Registro - Aciar)

   
Dr. Sergio trabalhou até os 73 anos.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS