ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Unidades ISG organizam atividades pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente

13 de SETEMBRO de 2019

Por Olenka Lasevitch


A partir deste ano, o dia 17 de setembro será lembrado como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar e engajar profissionais que atuam na saúde sobre a importância do tema. O ISG aderiu à campanha por meio de suas unidades hospitalares, que estão desenvolvendo atividades em apoio à data.


UNIDADES DE SÃO PAULO:


No Hospital Regional de Registro foi desenvolvida uma programação especial de palestras para os dias 17 e 18, com foco nas equipes médicas, de enfermagem e multidisciplinar, com temas como: Metas Internacionais de Segurança do Paciente; Entendendo o hospital; A importância no Núcleo Interno de Regulação (NIR); e Criação de um ambiente motivador. As palestras serão ministradas por profissionais das equipes internas e convidados. O Hospital implantou recentemente o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). A apresentação dos integrantes foi realizada na terça-feira, 10 de setembro, pela coordenadora da Qualidade, Tatiane Alves. “Neste primeiro momento, iremos empoderar os times responsáveis por cada meta internacional de segurança: meta 1 de identificação segura, meta 2 de comunicação efetiva, meta 3 de segurança nas medicações de alta vigilância, meta 4 cirurgia segura, meta 5 de controle de infecções e meta 6 de redução queda”, explicou a coordenadora. 


“Prevenção de Infecção relacionada à assistência à saúde” será o tema do evento promovido no Hospital Regional de São José dos Campos no dia 19/9, aberto também a estudantes e profissionais de saúde convidados. Entre os temas abordados estão higienização das mãos, infecção em sítio cirúrgico e prevenção de infecções em terapia intensiva. Já o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José dos Campos vai promover eventos durante toda a semana de 16 a 20 de setembro, incluindo uma dinâmica e palestras com temas como identificação segura, segurança na utilização de medicamentos e processo de notificação.


No dia 17/9, o Hospital Regional Jorge Rossmann vai organizar um evento voltado para colaboradores e médicos composto por três palestras, ministradas por profissionais do próprio hospital. Os temas serão: Segurança do paciente, Hospital amigo da criança sob o olhar da segurança do paciente e Experiências exitosas em segurança do paciente.

 

RIO DE JANEIRO:

Um minissimpósio sobre segurança do paciente está sendo organizado no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, Rio de Janeiro, para colaboradores de todos os setores. O evento, que acontecerá no dia 17/9, vai contar com três palestras sobre desafios e práticas, riscos de quedas, úlcera de pressão e notificação de eventos adversos, além de um simulado destas aplicações na prática.


GOIÂNIA:

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia, promoverá a II Semana de Segurança do Paciente nos dias 17 e 18, com o tema “Cultura de segurança para a população”. O evento, voltado para os pacientes e colaboradores, contará com palestras, rodas de conversas, ações in loco e tenda de serviços para a população.

 

Segundo a OMS, erros e riscos no cuidado com a saúde têm sido responsáveis por cerca de 135 milhões de acidentes anuais envolvendo pacientes em hospitais de todo o mundo e 80% destes casos, pelo menos, poderiam ser evitados com a adoção de práticas seguras e campanhas de conscientização. É o que temos feito constantemente nas unidades ISG. Este ano os hospitais Azevedo Lima, em Niterói, e HDT, em Goiânia, estiveram entre os primeiros hospitais públicos do país na redução de índices de infecção hospitalar segundo o Proadi-SUS, programa do Ministério da Saúde focado na segurança do paciente.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS