ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Hospital de Registro realiza primeira cirurgia para remoção de tumor cerebral

05 de SETEMBRO de 2019

Apesar de extremamente delicado, o procedimento foi um sucesso e o paciente de 29 anos saiu sem qualquer sequela

Recebeu alta no dia 27 de agosto o primeiro paciente a passar por cirurgia para retirada de tumor cerebral no HRR. Apesar de extremamente delicado, já que a lesão encontrava-se em área nobre do cérebro, o procedimento realizado no dia 23/08 foi um sucesso. Morador de Cananéia, o paciente de 29 anos saiu sem nenhuma sequela.
Ele foi encaminhado ao HRR com dores de cabeça, confusão mental e crise convulsiva generalizada. “Ao fazer exames de ressonância magnética e tomografia, ficou evidenciada a lesão expansiva, que foi totalmente removida durante o procedimento”, explica o neurocirurgião, Dr. Alexandre Negrão, que liderou a equipe. Para remover o tumor, ele utilizou a técnica de microcirurgia para neoplasia cerebral, com auxílio do microscópio S88 de última geração. 
Com risco de lesão neurológica motora pela área onde o tumor estava localizado e risco de morte pela complexidade do procedimento, a cirurgia foi bem sucedida e o paciente permaneceu na UTI somente para recuperação do pós-cirúrgico. O tumor foi encaminhado à patologia para diagnóstico definitivo.
Médico há 21 anos, Dr. Alexandre Negrão integra a equipe de neurocirurgia do HRR e já realizou diversos procedimentos de alta complexidade no Hospital, como cirurgias da coluna vertebral, fraturas, tumores etc. Ele possui Mestrado em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas (USP) e HUEC de Curitiba, o Dr. Alexandre também fez especialização Fellow ship na Universidade do Arkansas - EUA, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e do Departamento de Cirurgia da Coluna Vertebral da SBN.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS