ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

O novo HEAL: Hospital passará por obras para reforma e readequações

09 de AGOSTO de 2019

 Por Olenka Lasevitch

Já está em andamento o processo de reforma e readequação das instalações do Azevedo Lima que prevê, entre outras melhorias, a ativação dos dois andares inativos, colocando em funcionamento toda a estrutura do Hospital em função das necessidades assistenciais e do bem-estar dos colaboradores. Segundo a diretora executiva, Claudia Soares, “o que se busca é um ambiente bem cuidado e adequado, proporcionando mais conforto e bem-estar para o paciente que busca nossos serviços e para os colaboradores que sempre estão aqui”.

 

As obras de adequação foram planejadas em um Plano Diretor desde o início da gestão do ISG no Hospital, mas por questões financeiras da época não puderam ser executadas. Agora, por solicitação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o projeto foi revisto. O Azevedo Lima, por sua abrangência de atendimento, pelos bons resultados apresentados e por dispor de uma estrutura antiga e que necessita de melhorias, foi um dos hospitais da rede estadual a receber investimento da SES para  as obras.

 

Segundo o diretor técnico, Dr. Rogério Casemiro, “apesar do Hospital não estar com uma boa aparência do lado de fora, quando as pessoas entram aqui veem tudo funcionando. A SES também vê isso. Temos uma imagem de competência conquistada graças ao trabalho das equipes. Somos responsáveis por cerca de 68 mil atendimentos anualmente. Por tudo isso, o estado vai disponibilizar recursos para melhorias na área física do Hospital”.

 

Melhorias previstas nos próximos quatro anos:

 

O Plano Diretor prevê melhorias a serem realizadas até o ano de 2022, que incluem:

 

·         Revitalização da fachada: reforma e pintura em novas cores.

·         Reforma da recepção principal e revitalização da área de entrada.

·         Realocação, remanejamento ou ampliação de setores, como: CTI, UPO, Clínica Médica, Complexo Materno Infantil, Ambulatório, Centro de Imagem, Sala de Medicação, Agência Transfusional, Admissão da Maternidade, NIR, Farmácia, Administração, Refeitório, Facilities, NEP, TI, Vestiários, espaço de manobra das ambulância e área de estar.

·         Criação de novas salas de treinamento, um novo espaço para descanso dos colaboradores, reposicionamento do trailer e espaço ecumênico.

·         Reforma nas partes elétricas e hidráulicas do Hospital.

·         Iluminação e adequação do estacionamento.

 

Melhorias a serem realizadas já em 2019:

 

·         Instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e adequação dos espaços das enfermarias da Clínica Médica e da Maternidade.

·         Reforma e adequação do sistema de ar-condicionado central responsável pela refrigeração do andar térreo e das unidades fechadas (CTI adulto e Neonatal e Centros Cirúrgico e Obstétrico).

·         Adequações e melhorias da Sala de Trauma e estabelecimento de novos protocolos de atendimento.

·         Início da reforma da fachada do prédio principal e anexos.

 

“Durante os cinco anos em que o ISG está à frente da gestão do Azevedo Lima, temos feito toda a manutenção necessária do Hospital, mas não estas grandes obras, necessárias tanto para manter a adequação das instalações às normas vigentes, quanto à realidade do atendimento”, finaliza Claudia Soares.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS