ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

AME na luta contra o câncer de Mama

05 de JULHO de 2019

Um atendimento diferenciado, com humanização e acolhimento. Assim é a Linha de Cuidados de Câncer de Mama no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José dos Campos, que vem desempenhando um papel importante no Alto Vale do Paraíba, oferecendo assistência segura e agilidade no diagnóstico a partir dos critérios de inclusão estabelecidos pelos médicos especialistas, desde a suspeita até confirmação do câncer. A Unidade oferece acompanhamento psicológico, apoio do serviço social, assistência de enfermagem e médica. Em média, 60 pacientes são inseridas todo ano no programa de tratamento.

No primeiro semestre de 2019, foram realizados 4.698 atendimentos, sendo 2.725 mamografias, 711 atendimentos de mastologia, 1.200 ultrassonografias e 80 biópsias de mama. Esse trabalho envolve uma equipe multidisciplinar que, com seriedade e dedicação, torna eficiente o processo de diagnóstico, agilidade no encaminhamento e inserção no tratamento no prazo de 60 dias, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alendar Gomes da Silva (INCA), estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS