ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Reabilitação de LCA prepara pacientes para voltarem às atividades normais precocemente

14 de JUNHO de 2019

A lesão do Ligamento do Cruzado Anterior (LCA) é um problema cada vez mais comum, principalmente entre jovens e adultos que praticam exercícios físicos e, muitas vezes, é resolvido através de cirurgia. Pensando em devolver esses pacientes mais rápido às suas atividades normais, a Fisioterapia do Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) montou um grupo específico, voltado para a recuperação rápida, que já promoveu 10 altas, em menos de 6 meses.

O paciente que passa pela cirurgia para restaurar a anatomia e a biomecânica normal do joelho, passa por sessões de fortalecimento da musculatura para evitar novas lesões. Em apenas 30 sessões, em média, o paciente se recupera e está preparado para retomar as atividades físicas. “Nosso protocolo visa devolver amplitude de movimento do joelho, fortalecimento muscular gradativo, evoluindo para mecanoterapia, exercícios de pliometria e treinamento de corrida leve, em pacientes que são aptos, em menos de 6 meses de cirurgia”, explica Gisele Casagrande, fisioterapeuta.

O grupo iniciou as atividades em janeiro deste ano e atende pacientes que passaram por cirurgia específica de lesão do LCA, na unidade. Atualmente, 14 pessoas estão em tratamento.







ÚLTIMAS NOTÍCIAS