ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Mais de 6,5 mil brasileiros vêm ao mundo todos os anos nas Maternidades geridas pelo ISG

08 de MAIO de 2019

A figura familiar materna e a maternidade são homenageadas todos os anos em mais de 40 países do mundo no Dia das Mães que, no Brasil, é celebrado em maio. O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) tem motivos para comemorar em dobro a data. Duas entre as sete unidades geridas atualmente oferecem setores de Maternidade: Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, e Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém. 

No Azevedo Lima, a Maternidade é responsável hoje por mais de 40% dos procedimentos médicos realizados anualmente. São cerca de 300 partos mensais, sendo mais de 60% normais. Quando foi inaugurada, há 39 anos, eram menos de 40 partos por mês. A Maternidade do Azevedo Lima tem perfil de alta complexidade, oferecendo internação e acompanhamento para mulheres em gravidez de alto risco. Dispõe de Centro Obstétrico com duas salas de pré-parto, duas salas de cirurgia, uma sala de parto vaginal, Alojamento Conjunto e Enfermaria de Alto Risco, além de Ultrassonografia, Cardiotocografia e Dopplerfluxometria obstétrica. Para atender as pacientes, a unidade conta com equipe multidisciplinar que exerce o papel educativo junto às puérperas, ensinando como cuidar do recém-nascido. Além disso, a equipe tem papel atuante no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, principalmente nos casos de violência sexual e realiza, segundo protocolos, o aborto legal e a interrupção de gestação em casos de anencefalia. 

"Trabalhar em Maternidade é algo muito gratificante. Orientar e apoiar as mamães e as famílias nesse momento sublime da vida torna tudo muito especial. Sabemos da importância do envolvimento da equipe multidisciplinar no contexto e atuamos de forma humanizada em todo o processo, tendo em visa atender as expectativas de quem busca o nosso serviço. Na palestra Mamãe Nota 10 buscamos suprir e sanar as dúvidas sobre amamentação e  cuidados com a mãe e o recém-nascido. Nosso trabalho é sustentado por pilares que visam fortalecer o vinculo mamãe-bebê, garantindo conforto, segurança, privacidade e tornando cada vez melhor a experiência da maternidade. Estamos felizes pelo carinho e gratidão que recebemos todos estes anos", afirmam a Coordenadora e a Supervisora de Enfermagem da Maternidade do Azevedo LIma, Vanessa Oliveira e Viviane Considera.

A Maternidade do Hospital Regional Jorge Rossmann, sob gestão do ISG desde 2017, vem realizando também cerca de 300 partos mensais ao longo de 2019, que representam 46% dos procedimentos médicos realizados no Hospital. Cerca de 70% dos partos são normais. Trata-se de uma unidade referência no atendimento de média e alta complexidade na obstetrícia,  que dispõe de Acolhimento e Classificação de Risco, Patologia Obstétrica, Alojamento Conjunto e Central de Parto, com  equipamentos para métodos não farmacológicos para alívio da dor.  Oferece também equipe multidisciplinar para atendimento às mães, promovendo rodas de conversa semanais para orientações aos cuidados com os recém-nascidos. O Hospital promove, ainda, visitas à Maternidade, com o objetivo de acolher, apresentar a estrutura física e assistência prestada à gestante, visando fortalecer o vínculo e construir um laço de confiança e segurança. Durante a visita, as futuras mães tiram todas as dúvidas sobre os procedimentos desde a chegada da gestante, o trabalho de parto, a importância do contato da mãe com o bebê e da amamentação na primeira hora de vida. As gestantes são orientadas também para a importância do pré-natal, a realização de exames e não faltar nas consultas. 

Para a coordenadora de enfermagem da Maternidade, Mariana Montenegro Bertolino, "atuar na gestão da Maternidade é uma honra e um desafio. É uma grande oportunidade para desenvolver projetos e buscar melhorias nas práticas relacionadas ao parto e ao nascimento. Sou apaixonada pelo que faço, pois é fascinante oferecer assistência num período da mulher que envolve transformações profundas para toda a família, tanto nos aspectos físicos, psíquicos e sociais."




ÚLTIMAS NOTÍCIAS