ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

ISG abre as portas do HDT para 18 novos residentes médicos e multiprofissionais

26 de MARÇO de 2019

Na manhã do último dia 19 de março, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) acolheu os 18 novos residentes da unidade. São 12 profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, biomedicina, fisioterapia, farmácia e nutrição e seis médicos que se especializarão em infectologia e dermatologia.

Os residentes foram recebidos pelo diretor geral do HDT, Moisés Wanderley. Ele apresentou o hospital ao grupo, destacou sua importância – o HDT se tornou referência para doenças infecciosas e dermatológicas na região centro-oeste do país desde que o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) assumiu sua gestão, em 2012 -, e destacou o valor que o Instituto dá ao ensino em saúde: “Entendemos e valorizamos a relação entre a assistência e a educação. Por isso, esperamos que nos próximos anos tenhamos contatos sólidos e que reunamos forças para cada vez mais trabalhar em prol do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Um dos valores do ISG é o incentivo à educação como meio de promover saúde.

A presidente da Comissão de História e Memorial da unidade, Ledice Inácia, contou aos residentes sobre importância da unidade enquanto hospital-escola. “Em torno de 80% dos infectologistas de Goiás se formaram no HDT. O hospital foi e é fundamental na formação de profissionais de saúde especializados no atendimento a pacientes com doenças infectocontagiosas em nosso estado”, ressaltou a médica. A diretora de Ensino e Pesquisa, Marília Turchi, acrescentou que a educação é uma vertente importante na unidade. “A assistência é o mote central, mas o ensino torna essa atenção muito melhor. Vocês vão sentir orgulho dessa unidade ao perceberem como ela é continuamente preocupada com a segurança do paciente e com a formação dos profissionais”, declarou.Para a residente em Farmácia Ildeny Alves dos Santos, o período de dois anos que passará na unidade será de muito aprendizado. “O HDT associa muito a assistência à educação. Além de trabalhar in loco, nós apresentamos trabalhos, discutimos os casos e já percebi que é um grande campo de ensino, porque vemos doenças de todos os tipos, o que possibilita que agreguemos muito conteúdo”, relatou Ildeny.


O diretor geral da unidade, Moisés Wanderley, deu as boas-vindas aos novos residentes em nome de toda a equipe ISG/HDT.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS