ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Iniciativa reduz o risco de infecção hospitalar

22 de FEVEREIRO de 2019

Com o objetivo de preservar um ambiente seguro para pacientes e colaboradores, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, intensificou o trabalho de busca ativa por via telefônica de pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos.

Seguindo as diretrizes do Programa de Controle de Infecção Hospitalar, do Ministério da Saúde, uma profissional do setor entra em contato com cada paciente ou familiar para detectar sinais de infecção.

As informações coletadas contribuem para aprimorar os processos internos de controle de infecção, determinantes para a rápida tomada de decisão. Combinados a outros dados do setor, é possível identificar antecipadamente anormalidades nos materiais utilizados, períodos de maior incidência, quais cirurgias ou profissionais envolvidos.

Segundo Fernanda Gabnai, enfermeira da SCIH, os pacientes recebem a ligação em casa durante a recuperação e ficam satisfeitos por contribuir com o trabalho. “Os usuários elogiam a atitude e agradecem nossa preocupação com sua saúde após a cirurgia. Para nós, isso é gratificante, coletamos dados para os relatórios e colaboramos para a segurança do paciente.”

Para o diretor técnico do HRJR, Dr. Cézar Kabbach, a iniciativa é fundamental para antecipar situações de risco e prevenir infecções do sitio cirúrgico. “Com dados mais precisos, conseguimos agir com rapidez e proporcionar mais segurança aos colaboradores, pacientes e a melhoria contínua da assistência​”, ressalta.


Kelly Cristina Lopes Xavier, técnica da SCIH, faz busca ativa por telefone




ÚLTIMAS NOTÍCIAS