NIR: Garantindo a otimização dos leitos e a equidade do acesso.

04 de FEVEREIRO de 2019

O direito à saúde para todos os cidadãos é garantido pela Constituição Federal como um direito fundamental. É pelas políticas públicas de saúde que esse direito é colocado em prática, através do oferecimento de serviços de saúde para a população. O Núcleo Interno de Regulação (NIR) é um setor primordial para o acesso da população à saúde, pois é responsável por realizar a interface entre as unidades de saúdes e as centrais de regulação correspondentes.


Para o Centro de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-sol), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia, o NIR é considerado o elo entre a rede pública hospitalar municipal e estadual, e tem por objetivo otimizar a utilização dos leitos hospitalares disponibilizados pela unidade (gerencia os 30 leitos de internação e cuida para que sejam ocupados de maneira eficiente e ágil).


O NIR faz o acompanhamento diário dos pacientes internados, desde o momento de sua entrada até a alta, atuando junto à equipe assistencial para agilizar os processos e procedimentos necessários ao paciente. Também atua nos casos em que o paciente precisa de um procedimento não disponível na unidade, acompanhando tudo até o agendamento do procedimento. “Para que não haja interrupção no tratamento dos pacientes, buscamos sempre uma solução para quando não temos o procedimento disponível no Ceap-sol”, explica a coordenadora do setor Aucéria Augusta de Souza Moreira.


O trabalho realizado pelo NIR é de tamanha importância, pois impacta diretamente na assistência prestada aos pacientes. “Em uma gestão voltada para resultados, o NIR é fundamental para a atuação da unidade de forma sustentável e eficaz”, finalizou o Coordenador Administrativo Eduardo Fonseca.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS